O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Comemorações 30 anos de Leitura Pública no concelho da Moita

01 a 30 Junho 2020
AGENDA REGIONAL | Destaque GrandeLiteraturaMoita
30anosleiturapublicabanneragendaregional 1 600 298

Em 2020, o concelho da Moita comemora os 30 anos de Leitura Pública. Em junho de 1990, a Câmara Municipal inaugurou a primeira Biblioteca Pública no concelho, na freguesia do Vale da Amoreira, seguindo-se a de Alhos Vedros, em 1993, a Bento de Jesus Caraça, na Moita, em 1996, e a da Baixa da Banheira, em 2005. Além das bibliotecas municipais, integram a Rede de Bibliotecas do concelho, atualmente, 17 Bibliotecas Escolares.

O investimento nas coleções da Rede das Bibliotecas Municipais, promovendo a permanente atualização dos seus fundos, ascende, ao longo de 30 anos, a 500 000 euros. Este esforço tem permitido a atualização dos fundos documentais e o aumento do número de novos leitores e empréstimos.

A aposta nas atividades dirigidas ao público infanto-juvenil, com a dinamização de projetos e programas de Animação do Livro e da Leitura, mobilizam milhares de crianças e jovens ao longo do ano. Por exemplo, o projeto Biblioteca Viva, que também celebra os seus 30 anos, foi pioneiro na animação da leitura e dirige-se a todos os alunos das escolas do concelho. Horas do Conto, Sábados a Ler em Família, Liga dos Livros, O Cante também é Nosso, Pé Direito, Maré de Poesia e tantos outros projetos, ao longo destas três décadas, deram e dão vida às bibliotecas e marcaram gerações de crianças, jovens e adultos do concelho.

No apoio à criação literária, destacam-se as edições Poetas Nossos Munícipes, a criação do Prémio Literário Joaquim Pessoa (prémio de âmbito nacional, com um valor de 5000€), a colaboração e incentivo à Editora Local, parceira fundamental na divulgação e promoção dos autores do concelho, e inúmeros apoios que têm sido dados a autores, sejam de criação literária ou de investigação científica da história local, como o Moita Património (programa de apoio ao conhecimento e à produção cultural).

O desenvolvimento de projetos municipais de promoção da escrita criativa e literatura junto das crianças e jovens é também uma marca deste território, seja com a edição regular de “Os Pequenos Poetas”, com projetos em parceria com as Bibliotecas Escolares como o “Mar e Outras Histórias” ou “O Golfinho” (este último ainda a decorrer) ou com o apoio à edição de projetos de criação literária promovidos pelas escolas do concelho.

Acompanhe as comemorações dos 30 Anos de Leitura pública no concelho da Moita em www.facebook.com/bmbjc

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze