O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Visita Virtual à Moagem de Sampaio na Primeira Metade do Século

18 Mai 2020
AGENDA REGIONAL | Eventos Destaques SesimbraSesimbra
Dia Internacional dos Museu

Com um século de história, a Moagem de Sampaio é um marco da evolução industrial e tecnológica do concelho. Edifício retangular, de cor branca e portas avermelhadas, funcionou inicialmente como cavalariça, e mais tarde foi adaptado para moagem, recebendo cereais de toda a região. Para preservar este importante testemunho da evolução tecnológica e industrial do concelho, a Câmara Municipal deu início à sua recuperação no final de 2008,transformando-o num núcleo museológico dedicado à ruralidade do concelho. No seu interior, é possível recordar os espaços que outrora corresponderam às salas de moagem, vendas e escritórios, armazenamento e equipamentos. No exterior, existem vestígios do tempo áureo do seu funcionamento, como um tanque de refrigeração da água para o motor e um ponto de pesagem e venda das farinhas produzidas. Um dos seus elementoscentrais é o motor Hornsby-Stockport, instalado no edifício por volta de 1917.

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, e na impossibilidade de uma visita presencial devido à pandemia, propomos-lhe uma viagem virtual pela história da Moagem de Sampaio. Numa parceria com a Fundação EDP, que se verifica desde o início do processo de musealização do edifício, é possível conhecer o
monumento através de um conjunto de imagens 3D que nos transporta no tempo até à primeira metade do século XX e nos mostra uma realidade que hoje já não é totalmente apreensível.

Destaque para a instalação de gasogénio desaparecida na década de 1970, que tinha por função produzir gás-pobre para alimentação da máquina central. As principais fontes de informação foram os testemunhos patrimoniais que ainda subsistem, designadamente levantamentos de arquitetura feitos sobre o edifício e respetivo património integrado, a fotografia antiga e o referido registo filmográfico de 1993, que retrata a unidade produtiva ainda em funcionamento, mas numa fase posterior ao seu encerramento.

  • Destinatários: público em geral
Horário:

Disponibilizado no dia 18 de maio

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze