O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Dia do Pescador

31 Mai 2020
AGENDA REGIONAL | Eventos Destaques SesimbraArtes e OfíciosSesimbra
Dia pescador 2020 1 447 298
Comemorações

Sesimbra é um dos principais portos de pesca do país. Em 2019, voltou a destacar-se ao registar o maior volume de pescado transacionado e o segundo maior valor em vendas. No total nacional, a lota sesimbrense representou mais de 26 por cento em quantidade, e perto de 12 por
cento em vendas, o que reflete bem a sua importância neste setor.

 A ligação de Sesimbra ao mar e à pesca perde-se nos tempos, transportandonos até há 5 mil anos, como mostram as evidências históricas apresentadas no Museu Marítimo de Sesimbra. É esta história, com uma grande passado e um forte presente que, todos os anos, aCâmara Municipal pretende dignificar no Dia Nacional do Pescador, 31 de maio, uma das datas com mais significado para a comunidade sesimbrense.

Este dia serve também para relembrar antigas preocupações quanto ao futuro da frota de pesca de Sesimbra, como a falta de garantias de rendimento dos pescadores, restrições à captura da sardinha, limitações impostas pelo regulamento do Parque Natural da Arrábida ou as capturas acessórias da pesca do peixe-espada-preto. Apesar de todas as restrições impostas pelas medidas de prevenção do combate por covid-19, e que não nos permitem reencontrar na Sociedade Musical Sesimbrense, assistir à missa ou depositar a coroa de flores no monumento aos pescadores, a Câmara Municipal vai assinalar este dia com testemunhos em vídeo dos próprios pescadores e várias iniciativas promovidas pelo Museu Municipal, e que assinalam também o aniversário do Museu Marítimo de Sesimbra, inaugurado há quatro anos.

  • Destinatários: público em geral
Horário:

Dia 31, domingo

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze