O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


CARLOS BARRETTO E MÁRIO DELGADO | DESIDÉRIO LÁZARO QUARTETO

24 Jan 2020
AGENDA REGIONAL | Eventos Destaques SetúbalMúsicaSetúbal
24sex carlos barretto e mario delgado 1 447 298

Carlos Barretto e Mário Delgado


Já bem habituados à dupla parceria e cumplicidade no seio dos Lokomotiv, MD e CB, trazem-nos aqui um formato acústico, reduzido a duo e sem filtro, alternando improvisação livre com velhos standards, uma canção do Jorge Palma ou um preguiçoso "Giant Steps" em paso doble.


Dois nomes fundamentais do jazz português, com mais de vinte anos de vivência musical em conjunto.


Carlos Barretto é um contrabaixista que transcende os limites do próprio instrumento e Mário Delgado um guitarrista que conhece e nos mostra as cores que vestem os sons.


Horizontes distantes, improvisação, canções prováveis e improváveis. Música por vezes enigmática na forma de como a ação se poderá desenrolar, noutras, clarificadora no desvanecer da tensão criada.


Desidério Lázaro Quarteto


O mais recente projeto do saxofonista e compositor recupera o quarteto que há muito acompanha e dá vida à sua música, com João Firmino, na guitarra, Francisco Brito, no baixo, e Joel Silva, na bateria.


Desidério Lázaro, um dos mais reconhecidos saxofonistas do jazz português.


Depois de "Moving" (Sintoma Records, 2018) e "Subtractive Colors" (Sintoma Records, 2016), que se distinguiu como o melhor disco de jazz do ano pela Jazzlogical, "Homegrown" é o título do novo álbum do saxofonista Desidério Lázaro.


Os temas que compõem este disco – exclusivamente originais – seguem uma linha cada vez mais cinematográfica, procurando estabelecer pontes visuais com características heterogéneas, resultando numa mistura dinâmica de estados emocionais diversos.


"Homegrown", em português "criado em casa", retrata os últimos anos da construção de um local físico e emocional onde a unidade e a estrutura fazem cumprir o seu mais que visceral propósito de escrever e lançar música.


Por outro lado, o título reporta também para a sua infância, onde foi notoriamente feliz, tendo sido criado com os ares do campo e rodeado de comida da sua terra algarvia, com sabor e cheiros a casa.


A estética situa-se nos meandros do jazz, piscando o olho de forma constante ao universo rock e, de forma fugaz, mas intensa, à suavidade da música erudita. A música, enérgica, procura sempre criar impacte no ouvinte ao mesmo tempo que o delicia com melodias imediatamente cantáveis.


Desidério Lázaro prova-nos ter encontrado neste quarteto um grau de confiança inabalável de modo a projetar a música a níveis de qualidade verdadeiramente altos.

Equipamento:
Cinema Charlot - Auditório Municipal
Horário:
21:30:00
Informação adicional:

Concerto da 9.ª edição do Círculo de Jazz Fest
Org.: CMS

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze