O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Apresentação do livro "A Risca Cinza" de Tiago Neves

13 Dez 2019
Literatura

Apresentação do livro "A risca cinza" de Tiago Neves na sala multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro
Entrada livre

Biografia do autor: 

Tiago Neves nasceu em Lisboa no dia 3 de Outubro de 1974, mas veio morar para o Barreiro logo no ano seguinte, de onde nunca mais sairá.
Lembra-se perfeitamente do dia em que começou a andar de bicicleta, algures ainda nos anos 70, numa pasteleira da prima Bé, nas traseiras da Escola da Vila-Chã, quando ainda nem sequer se conseguia sentar no selim.
Cresceu mais um bocado (em altura) e concluiu o curso de Arquitectura em 1998, na Universidade Técnica de Lisboa. Casou com a Querida Esposa em 1999 e num instante teve 3 filhos. Andou inebriado com tanta beleza, até fazer 40 anos, quando olhou bem para uma bicicleta e percebeu que o seu coração era capaz de muito mais.
Já sem hipótese de anular o casamento, e não podendo perfilhar mais bicicletas, optou por viver num harém, distribuindo amor pela Jackie-Joyner, Lara Croft, Radcliffe, Calamity Jane, Poor Old Mum e também pela Querida Esposa e pelos Queridos Filhos, que de tudo o que não tem pedais, são quem ele ama mais no mundo.
Já tendo feito 3 filhos, plantado várias árvores, editado um livro e feito um Everesting, não vê o que mais possa fazer na vida, senão voltar a fazer tudo outra vez (só mais filhos é que não).
A vida foi muito generosa com ele. Ele tentará retribuir em dobro, triplo, ou mais, até que as pernas se neguem a dar a última pedalada.

 

Sinopse:

"A risca cinza" é apenas um jersey de ciclismo. Uma camisola, como dizemos em português. Apenas uma camisola, com uma risca cinzenta.
Então porque raio é que um gajo vai fazer um livro sobre uma camisola com uma risca cinzenta?

Tal como se venceres o Tour de France ganhas O Maillot Jaune, no Giro A Maglia Rosa, ou na Vuelta O Maillot Rojo, se fizeres um Everesting, ou seja, se numa volta de bicicleta subires a altitude do Everest, então ganhas A Risca Cinza.
A Risca Cinza simboliza na realidade uma linha. Um limite. Algo que se considera inatingível. Quando ganhas o direito a envergar a Risca Cinza, passas a ser o teu próprio limite. Passas a saber que podes ir onde quiseres ir. Podes chegar onde desejares. O teu limite és tu. Ele está apenas em ti, na tua ambição e vontade.
Este livro é sobre ambição e vontade. Sobre traçar um objectivo que pensas ser impossível e vê-lo cada vez mais perto. Sobre esse caminho, sobre a luta e o sofrimento. Sobre o que custa uma conquista, e sobre o bem que sabe aquele sabor a sangue no final.
Este livro também é sobre os amigos. Sobre a entreajuda e a solidariedade. É a forma de lhes agradecer tudo o que nos dão. É um pedido de desculpas por tudo o que às vezes fica por dizer. Que escrito, é mais fácil de dizer.
Sobre a vida. Este livro é uma história sobre a vida. Pois a vida, sobre uma bicicleta ou não, é comandada pelo teu desejo e ambição.

 

 

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze