O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


165.º Aniversário da Sociedade Filarmónica 1.º Dezembro

01 a 22 Dez 2019
MontijoMúsica
550x1400px  165 aniversario sociedade filarmonica 1 dezembro 1 447 298

A Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro terá sido fundada em Aldegalega do Ribatejo, no ano de 1868, sendo assim a mais antiga associação local do género.

A nova Sociedade, tinha sede na Rua da Calçada, atual Rua da bela Vista, onde possuía um pequeno teatro.

Nessa altura, a atividade da Sociedade contemplava para além da prática musical, o teatro, os bailes, os bazares, as quermesses, a leitura de jornais, o bilhar, o loto e alguns jogos de mesa.

A participação da banda para abrilhantar diversas festas tradicionais locais e nos arredores era outra atividade importante da Sociedade.

Contudo, a mais importante comemoração da Sociedade era a que evocava o dia 1 de dezembro de 1640, que significou o restabelecimento do Estado Português após o domínio espanhol.

Segundo vários testemunhos, o primeiro Maestro da Banda teria sido o espanhol Alsamora.

Em 1876 sob regência do Maestro Francisco Pedro Symaria, a Filarmónica conseguiu o 1.º Prémio no Concurso de Bandas no Jardim de Whittoyne em Lisboa, o que foi um importante triunfo para a pequena e desconhecida Banda de Aldegalega.

A Banda da Sociedade também participou, a convite do rei D. Luís, na cerimonia de lançamento da primeira pedra do monumento do Duque da Terceira, facto que muito a prestigiou.

No inicio do século XX, a Banda da Sociedade participava nas principais festas, procissões e touradas da localidade.

Como a Sociedade não tinha estatutos, foram aprovados em sessão de Assembleia Geral em setembro de 1905.

Com a transição da Monarquia para a República e depois com as dificuldades resultantes da 1.ª Guerra Mundial, a Sociedade conheceu alguns períodos difíceis, nomeadamente financeiros.

No dia 1 de dezembro de 1925 foi lançada a primeira pedra para a construção do coreto na Praça da República, que ficaria concluído em agosto de 1926.

O novo coreto foi construído através de subscrição pública por iniciativa da “Comissão de Briosos Amigos da 1.º de Dezembro”.

Nos anos de 1958 e 1962 a Banda Filarmónica 1.º de Dezembro, arrecada importantes prémios no Concurso Internacional de Bandas Civis, realizado em Kerkrade na Holanda.

Sendo uma das mais emblemáticas e prestigiadas instituições da antiga Aldegalega, a Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro continuou até aos dias de hoje a honrar o seu glorioso passado através da realização de diversas atividades culturais e desportivas, com destaque especial para a música e sua divulgação, desde meados do século XIX até à atualidade.

Fonte: Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro – Montijo – Apontamentos para a sua história, da autoria de Isabel Maria Mendes Oleiro Lucas.
 

Clique na imagem para conhecer toda a programação!

 

img de perfil_Comemorações do 165 aniversário Sociedade Filarmónica 1.º Dezembro

 

 

 

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze