siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Lançamento do Roteiro das Bibliotecas da Região (actualização)

2011/05/19
A Biblioteca do século XXI não é apenas um repositório de livros, é “acima de tudo um espaço de cidadania”, afirmou Alfredo Monteiro no lançamento da nova edição do Roteiro das Bibliotecas Públicas da Região de Setúbal, no dia 20 de Maio, na Biblioteca Municipal José Saramago, no Feijó, Almada. Uma afirmação que foi compartilhada por todos os oradores e presentes.

O auditório da Biblioteca Municipal José Saramago, no Feijó, Almada, acolheu o lançamento do Roteiro das Bibliotecas Públicas da Região de Setúbal, “um documento informativo e de referência no que diz respeito às bibliotecas ”, revelou Vera Silva, a representante do Grupo Intermunicipal para a Leitura Pública, criado no quadro da AMRS e que envolve técnicos municipais das 11 autarquias associadas, que fez a apresentação da edição.

Nesta publicação estão inscritas “novas bibliotecas, novos serviços, que correspondem, no fundo, a uma nova realidade das bibliotecas” encaradas como “um serviço público” onde “ a cooperação e a partilha de recursos é inevitável”, acrescentou a técnica. Uma ideia partilhada por Margarida Oleiro, directora do Serviço de Bibliotecas da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas que defendeu que “a biblioteca do século XXI não é a tradicional, é um espaço comunitário, de partilha de conhecimento, mas também um novo tipo de instituição social, que promove a inclusão social”.
A anfitriã, Maria Emília de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Almada, falou aos presentes dos investimentos concelhios neste tipo de equipamentos, revelando que a biblioteca José Saramago, inaugurada em 2009 – “que obteve o consentimento prévio do escritor para ter o seu nome” – é também “ um espaço de arte, uma vez que Querubim Lapa aceitou pintar 20 mil azulejos para revestir o edifício”.
A autarca revelou ainda que “estamos a construir uma outra biblioteca na Costa da Caparica, outra na Trafaria e ainda uma outra na Charneca/Sobreda”. Concluindo que “assumimos um programa e estamos a cumpri-lo”.

«As bibliotecas espelham os valores de Abril»
O encerramento esteve a cargo do presidente do Conselho Directivo da AMRS e presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro que relembrou o pioneirismo da Região de Setúbal em matéria de cultura, afirmando que, especialmente, “a partir do final dos anos 80, demos prioridade à construção de equipamentos culturais, mesmo quando estes deixaram de ser financiados pelo Poder Central, e requalificámos os recursos humanos para o efeito”. Actualmente “ podemos dizer que a nossa Região está de parabéns, os autarcas, as pessoas, pois abraçámos os valores de Abril.” As bibliotecas “prestam serviço público e são espaços comunitários para todas as idades. Assumem-se cada vez mais como espaços de cidadania”. Neste contexto, “as bibliotecas espelham os valores de Abril”, conclui.

Apresentação de Vera Silva aqui»»»

Apresentação de Margarida Oleiro»»»

 *Esta notícia foi actualizada a 25 de Maio de 2011*