O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Vozes Alfonsinas

05 Nov 2022
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Cezimbra Antíqua

Cantares à maneira medieval – Cantigas Galego Portuguesas dos Seculo XIII e XIV

Vozes Alfonsinas:

  • Susana Conde Teixeira, meio-soprano (ST)
  • João Pedro Sebastião, tenor (JS)
  • Sérgio Peixoto, tenor (SP)
  • Victor Gaspar, barítono (VG)
  • Madalena Cabral, rabeque e viola de arco (MC)
  • Nuno Torka Miranda, alaúde (NT)
  • Pedro Sousa Silva, flautas de bisel (PS)
  • Gonçalo Pinto Gonçalves, apresentações
  • Manuel Pedro Ferreira, direção

Este programa é centrado nas cantigas galego-portuguesas que, no século XIII e inícios do seguinte, se escreveram com base em melodias de trovadores do sul de França (de língua occitana, ditos «provençais»); muitas destas sobrevivem com notação musical, o que permite a reconstituição dos sucedâneos peninsulares.
Esses trovadores visitaram assiduamente a Península Ibérica; as longas temporadas passadas por Peire Vidal em Aragão e Castela foram especialmente influentes. Estas cantigas pertencem a diferentes géneros: cantigas de amor, de maldizer e de devoção mariana; foram compostas, entre outros, pelo rei Alfonso X de Castela e Leão e pelo rei D. Dinis de Portugal, no seu tempo poetas-trovadores de primeira linha. São-lhes adicionados «lais» relativos às narrativas da Bretanha, em tradução galego-portuguesa da época, baseados em melodias francesas; dois cânticos religiosos de origem hispânica (um judaico, o outro cristão); e versões instrumentais de melodias medievais de origem provençal, francesa, hispânica ou italiana.

Programa

A. Cântico à maneira sefardita
1 - Anónimo, Lamento pela destruição do Templo (rito sefardita de Roma): Belèl ze yivkayun ST

B. Cantigas à maneira bretã
2 - Anónimo, Lai de Tristão: Dom Amor, eu cant’ e choro, SP, NT
3 - Anónimo, Lamento di Tristano (peça instrumental) NT, MC, PS
4 - Anónimo, Lai de Hélys: Amor, des que m’a vós cheguei JS, NT

C. Cantigas profanas «em maneira de proençal»
5 - Peire Vidal, Anc no mori/ S'eu fos en cort (versão instrumental) NT, MC
6 - D. Dinis, cantiga de amor: Quer’ eu em maneira de proençal SP
7 - D. Dinis, cantiga de amor: Senhor, pois me nom queredes VG, PS
8 - D. Dinis, cantiga de amor: Amor fez a mim amar JS
9 - Peire Vidal, Pos tornatz sui en Proensa (versão instrumental) NT, MC
10 - Vidal (judeu de Elvas), cantiga de amor: Moir’, e faço dereito JS, MC
11 - Pero Garcia d' Ambroa, cantiga de maldizer: Pero d’Armea, quando composestes VG
12 - Alfonso X, cantiga de amor: Bem sabia eu, mia senhor SP
13 - Anónimo, motete Alpha, bovi et leone (versão instrumental) NT, MC, PS

D. Cântico à maneira de Compostela
14 - Anónimo, Antífona de Magnificat: O lux et decus Yspanie ST

E. Cantigas devocionais «em maneira de proençal»
15 - Alfonso X, Cantiga de Santa Maria n.º 199: Com’ é o mundo avondado (versão instrumental) NT, MC, PS
16 - Alfonso X, Cantiga de Santa Maria n.º 340: Virgen Madre groriosa ST
17 - Alfonso X, Cantiga de Santa Maria n.º 223: Todolos coitados (versão instrumental) NT, MC, PS
18 - Alfonso X, Cantiga de Santa Maria n.º 221: Ben per está aos reis d'amaren Santa Maria VG e tutti

Vozes Alfonsinas

Fundado em 1995 por Manuel Pedro Ferreira, o grupo Vozes Alfonsinas tem estado na vanguarda da interpretação historicamente informada baseada na investigação de fontes ibéricas da Idade Média e do Renascimento, do que resultaram muitas estreias modernas. Tem atuado em Portugal, Espanha, Itália, Holanda e E.U.A. Gravou ao vivo para a rádio em seis ocasiões. Os críticos têm destacado a “grande consciência estilística” (Público), a “sonoridade de grande clareza” (Expresso), “momentos de uma grande comoção e intensidade” (Além-mar) e a “pureza requintada” do canto (Plainsong & Medieval Music).

Manuel Pedro Ferreira 

(n. 1959) estudou Arquitectura, Filosofia e Música em Lisboa e doutorou-se em Musicologia na Universidade de Princeton (1997). Ensina na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde ocupa a cátedra de Musicologia Histórica e coordena desde 2005 o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM). Tem-se dedicado sobretudo ao ensino e à investigação da música da Idade Média e do Renascimento, sem descurar a interpretação musical: fundou e dirige desde 1995 o grupo Vozes Alfonsinas, com o qual gravou vários CDs. Como musicólogo, publicou internacionalmente mais de duzentos trabalhos científicos em livros e revistas e dirigiu vários projectos de investigação. Escreveu ou coordenou mais de vinte livros, entre os quais: O Som de Martin Codax (Lisboa, 1986); Cantus coronatus — Sete cantigas d'amor d’El-Rei Dom Dinis (Kassel, 2005); Dez compositores portugueses. Percursos da escrita musical no século XX (Lisboa, 2007); Antologia de Música em Portugal na Idade Média e no Renascimento, 2 vols. (Lisboa, 2008); Aspectos da Música Medieval no Ocidente Peninsular, 2 vols. (Lisboa, 2009-2010); Revisiting the Music of Medieval France: from Gallican chant to Dufay (Farnham-Burlington, 2012); Musical exchanges, 1100-1650: Iberian connections (Kassel, 2016); Música e História: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito (Lisboa, 2017) e A Notação das Cantigas de Santa Maria: Edição Diplomática, 3 vols. (Lisboa, 2017). Tem também exercido com regularidade, desde 1978, o ofício de crítico musical. Tem-se também aventurado pela poesia e pela composição musical (tendo escrito algumas dezenas de obras vocais e de câmara). É membro da Academia Europeia (desde 2010) e integrou durante dez anos a direcção da Sociedade Internacional de Musicologia (2012-2022).

 

Equipamento:
Igreja de Nossa Sra. da Consolação do Castelo
Horário:

Sábado, às 16h

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