O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


"VOLTAR AOS PASSOS QUE FORAM DADOS" - Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de Saramago!

01 a 31 Out 2022
ExposiçõesLiteraturaPalmela
Af expo saramago banner cmp noticia 828x430px 1 447 298

A Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de José Saramago “Voltar aos Passos que Foram Dados” é inaugurada no dia 1 de outubro, às 16h00, no Foyer do Auditório Municipal de Pinhal Novo - Rui Guerreiro, onde vai poder ser visitada até 31 de outubro. A inauguração vai contar com a presença de representantes da Fundação José Saramago.

O nome da Exposição é inspirado na frase que o Nobel da Literatura diz no final de “Viagem a Portugal”: «É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já».
A mostra, com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa e design de André Letria, conduz as/os visitantes numa viagem pela biografia literária de José Saramago, levando-as/os a encontrar ou a reencontrar as obras e o legado cultural e cívico deste grande escritor.
“Voltar aos Passos que Foram Dados” tem um propósito de divulgação e de orientação pedagógica, permitindo um contacto de iniciação ou de revisão com a literatura e com o pensamento de Saramago.

Com entrada livre, poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, e aos sábados, das 14h00 às 19h00.
A Exposição é organizada pela Câmara Municipal de Palmela, com o apoio da Fundação José Saramago.

A iniciativa integra o programa das Comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago, que o Município está a promover ao longo deste ano para homenagear o Nobel da Literatura. Até ao final do ano, as Comemorações integram ainda a exibição do documentário “José e Pilar” (4 de outubro), um Encontro em Mesa Redonda (4 de novembro), os espetáculos “Quem se chama José Saramago”, pelo Teatro das Beiras e Karlik Danza-teatro (12 de novembro), e “Ensaio sobre a Cegueira, pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora (18 de novembro), sessões de Leitura em Voz Alta de textos de Saramago (1 de outubro, 5 de novembro e 3 de dezembro) e as atividades “Sons de Almofadas” e “Hora do Conto - Famílias”, a decorrer ao longo do ano.

Consulte a programação completa aqui.

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze