O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Temporada de Música - Uma Tarde em Versalhes

09 Mai 2021
AGENDA REGIONAL | Eventos Destaques SesimbraMúsicaSesimbra

Embora num formato online, a Temporada de Música da Casa de Ópera do Cabo Espichel volta a apresentar uma programação de qualidade. O programa decorre aos sábados e domingos, às 16 horas. 

Uma das propostas que não vai querer perder é Uma Tarde em Versalhes, que une a soprano Ana Quintans e o ensemble barroco La Nave Va (Raquel Cravino, violino, Duncan Fox, violone, Jenny Silvestre, cravo), e António Carrilho, flautas e direção musical, num concerto único, cheio de cumplicidade. 

Os espetáculos foram gravados em abril, na Igreja do Castelo de Sesimbra, e vão estar disponíveis no site e nas redes sociais da Câmara Municipal. A edição deste ano da Temporada faz parte do Mural 18, projeto inédito de programação cultural em rede, que resulta de uma candidatura apresentada pelos municípios da Área Metropolitana de Lisboa a fundos europeus.

Créditos fotografia: @cristovão
Assista ao concerto em:

facebook.com/CamaraMunicipalSesimbra
youtube.com/cmsesimbra
www.mural18.pt/home

Ana Quintans é licenciada em Escultura e estudou Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, e no Flanders Operastudio, em Gent, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Iniciou-se profissionalmente em 2005, com a música de Monteverdi, dedicando a maior parte do seu trabalho à música dos séculos XVII e XVIII, em colaboração com maestros como W. Christie, M. Minkowski, R. Pichon, A. Curtis, V. Dumestre, A. Florio, M. Magalhães, L. Cummings, L. G. Alarcón, E. Onofri, ou I. Bolton. Destacam-se apresentações em prestigiados palcos nacionais e internacionais e participou em várias gravações discográficas.

Concertista, criador conceptual de conteúdos, professor e diretor musical, António Carrilho divide a sua atividade musical entre a flauta de bisel e a direção, abrangendo um repertório que vai desde o Trecento italiano até à música mais recente dos nossos dias sem deixar, no entanto, de interpretar e transcrever a música do século XIX. Foi solista em várias orquestras, como a Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Orchestrutopica, Den Norsk Katedralenensemblet (Noruega), entre outras, e premiado nos concursos internacionais Recorder Moeck Solo Competition (Inglaterra), assim como Recorder Solo Competiton of Haifa (Israel). É diretor musical de La Paix du Parnasse (Espanha), assim como do ensemble barroco La Nave Va. Integra os agrupamentos Syrinx : XXII (Estados Unidos da América), Syrinxello, Orlando Furioso e Borealis Ensemble. Ministra Masterclass nos cursos internacionais de Música Antiga de Urbino, em Itália, e de Música de Mateus (direção pedagógica), em Portugal, tendo orientado cursos e estágios em Portugal, Holanda, Austrália, Espanha, Alemanha, Itália, Índia, Japão e Brasil. É professor adjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas. Estuda direção de orquestra com Jean Marc Burfin.

O ensemble barroco La Nave Va foi criado em 2004 por António Carrilho e Luísa Tavares, com o objetivo de redescobrir e trazer a cena o repertório de câmara vocal e instrumental dos séculos XVII e XVIII, tocado em instrumentos de época. Tem a direção artística e musical de António Carrilho. O nome, inspirado no imaginário de Frederico Fellini, evoca aventuras, descobertas, viagens pelo mundo e pelo tempo, tendo por veículo a música. Ousaremos transportar-vos a tempos idos, a salões de castelos e palácios, a igrejas e capelas, e até a velhos teatros onde outrora muita música soou, muitos risos, suspiros, lágrimas e silêncios se escutaram. E vibraram corações sem idade. Os instrumentos e as vozes, ora apenas uma, ora duas ou três, o lânguido acorde de um alaúde, ou o som de uma flauta a flutuar no espaço… A Música de Sempre.


Programa

Marin Marais (1656-1728)

Deuxième sonate en Trio

Prèlude

Michel Lambert (1610-1696)

Vos Mespris cheque jour

Jean-Philippe Rameau (1683-1764)

Les Indes Galantes, excerto do Prólogo

Ária de Hebé: Amants, surs de plaire

Jacques Morel (1700-1749)

Chaconne

Marc-Antoine Charpentier (1643-1704)

Sans frayer dans ce bois

Jean-Philippe Rameau

Les Indes Galantes, excerto da segunda entrada Les Incas du Perou

Ária de Phani: Viens Hymen, viens m´ unir au vainquer que j´ adore

Marin Marais

Deuxième sonate en Trio: Plainte

Jean-Philippe Rameau

Les Indes Galantes, excerto da terceira entrada Les Flors

Ária de Zaïre: Amour quand le destin j´ éprouvre la riguer

Marin Marais

Deuxième sonate en Trio: Petite Passacaille

M. P. de Monteclair (1637-1737)

Cantata La bèrgere

cartaz; temporada de música

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze