O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Temporada de Música - Orquestra Metropolitana de Lisboa

23 Mai 2021
AGENDA REGIONAL | Eventos Destaques SesimbraMúsicaSesimbra

Embora num formato online, a Temporada de Música da Casa de Ópera do Cabo Espichel volta a apresentar uma programação de qualidade.

Um dos grandes destaques é a atuação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção de Nuno Inácio, num espetáculo surpreendente, que revela a música de Carlos Seixas, um dos maiores compositores portugueses. Intitulado A Baixela Germain de Dom José, o concerto evoca o faustoso serviço de mesa que o Rei Dom José I encomendou a uma das melhores oficinas daquela época, e reúne “à mesa” a música portuguesa e francesa do século XVIII.

Os espetáculos foram gravados em abril, na Igreja do Castelo de Sesimbra, e vão estar disponíveis no site e nas redes sociais da Câmara Municipal. A edição deste ano da Temporada faz parte do Mural 18, projeto inédito de programação cultural em rede, que resulta de uma candidatura apresentada pelos municípios da Área Metropolitana de Lisboa a fundos europeus.

Assista ao concerto em:

facebook.com/CamaraMunicipalSesimbra
youtube.com/cmsesimbra
www.mural18.pt/home


Nuno Inácio
é, desde 2005, 1.º flautista da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Terminou a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, com classificação máxima, e foi entre 1999 e 2001 discípulo de Trevor Wye, no seu Studio, em Inglaterra. Participou em inúmeras masterclasses em Portugal e no estrangeiro com os maiores flautistas da atualidade, tendo sido William Bennett, Trevor Wye e Vicens Prats os professores que mais influenciaram a sua formação artística. Depois da Pós-Graduação em Inglaterra, obteve o grau de Mestre em Artes Musicais pela ESML/UNL, frequentando neste momento o Doutoramento em Artes Musicais.

Nuno Inácio atuou a solo com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Sinfonietta de Lisboa, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra da ESML, Orquestra da Escola Profissional de Espinho. Atua regularmente em duo com o pianista Paulo Pacheco e a harpista Carolina Coimbra. Colabora com o Moscow Piano Quartet e Ensemble D´Arcos. Gravou várias vezes com a Sinfonietta de Lisboa e com o pianista Bernardo Sassetti. Foi protagonista em dois documentários da RTP2: Sons da Música e Bravo.

Em 2019, em colaboração com Ricardo Alves, publicou um artigo na Revista Britânica Pan, sobre dislexia no ensino da flauta.
Entre os prémios que obteve destacam-se o 1.º Prémio no Concurso Internacional de Flauta L’U.F.A.M., em França, o 1.º Prémio no Concurso Prémios Jovens Músicos da RDP e Prémio Maestro Silva Pereira. Foi dedicatário de obras concebidas pelos compositores Eduardo Patriarca, Fernando Lobo e Sérgio Azevedo. É desde 1999 docente na Escola Superior de Música de Lisboa e desde 2004 na Academia Nacional Superior de Orquestra.


Fundada em 1992, a Orquestra Metropolitana de Lisboa é um agrupamento de referência no panorama musical português e, em particular, no contexto cultural da cidade de Lisboa e da sua área envolvente. Composta por 37 músicos permanentes, numa configuração instrumental “clássica”, a sua formação de base é regularmente modulada e alargada, permitindo à Orquestra Metropolitana de Lisboa uma abordagem sistemática de praticamente todo o repertório orquestral, de finais do século XVII à contemporaneidade.

À programação orquestral acresce a dos Solistas da Metropolitana, para a qual a orquestra se desdobra numa miríade de agrupamentos de câmara, de configurações múltiplas e em geometrias variáveis, atuando em dezenas de palcos, levando a melhor música de câmara não apenas a inúmeros espaços de Lisboa e municípios associados, mas também aos quatro cantos do país, cumprindo uma missão ímpar de descentralização da cultura musical.
Nomeado em 2021, Pedro Neves desempenha a dupla função de Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Programa

Carlos Seixas (1704-1742) – Sinfonia em Si Bemol Maior
I. Allegro
II. Adagio
III. Minuete
Michel Blavet (1700-1768) – Concerto a quattro, em Lá Menor
I. Allegro
II. Première Gavotte: Tendrement - Deuxième Gavotte
III. Allegro
Carlos Seixas – Abertura em Ré Maior
I. Staccato. Grave - Allegro assia - Staccato. Grave. Andante. Siciliana - Andantino. Minuete
François Devienne (1759-1803) – Concerto para Flauta N.º 7, em Mi Menor (ca. 1787)
I. Allegro
II. Adagio
III. Rondó

 

cartaz; temporada de música

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze