O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Teatro nas Freguesias – MALTESES

27 Mai 2022
Santiago do CacémTeatro
Contos malteses alvalade 1 404x202 1 447 298
Realiza-se no dia 27 de maio, às 21h30, na sede do Futebol Clube Alvaladense, em Alvalade, a peça “Malteses” pela companhia de teatro GATO SA, no âmbito do projecto Litoral EmCena.



Contos Malteses_aAlvalade [1]

SINOPSE
Dois malteses encontram-se à noite num descampado e interagem evocando situações das suas vidas errantes, das memórias da família perdida, das mágoas, das brigas e do destino que os fez malteses do Alentejo.

O ESPECTÁCULO
Colagem de poemas do escritor Manuel da Fonseca. Textos seleccionados em torno da personagem do Maltês, uma figura recorrente tanto na obra poética, como na prosa do autor.
Campaniços, mendigos, vagabundos e malteses são homens em conflito com um espaço físico e social adverso, a quem Manuel da Fonseca dedica uma particular atenção e investe de valentia e coragem fora do comum, exaltando a dimensão heroica no confronto com a sua condição marginal. Homens corajosos e rijos que enfrentam determinados todas as dificuldades e privações, conservando uma dignidade muito própria e uma ânsia de liberdade acima de tudo na vida. Homens insubmissos para com as injustiças e dignos de exaltação.

Os Poemas foram encadeados dramaturgicamente segundo uma linha narrativa como se de uma peça de teatro se tratasse. A representação procura valorizar a palavra do autor, descobrindo-lhe porém novas leituras e o espectáculo constrói-se com as acções físicas dos actores enquadradas na participação de um músico que pontua alguns dos momentos mais importantes.

Poemas: Estradas (extracto) – Solidão (extracto) – Maltês – Sol do mendigo – Canção de maltês – A casa no vento (adaptação) – Canção – O Vagabundo (extracto) – Nocturno (adaptação) – Rosa Charneca – Perdida – Mataram a tuna

FICHA ARTÍSTICA
Dramaturgia e Encenação – Mário Primo
Interpretação – Raul Oliveira, Rogério Bruno e Alexandre Pintassilgo
Música Original – Alexandre Pintassilgo
Desenho de Luz – Tomás Porto
Fotografia – Victor Horta
Duração – 40 minutos

[1] https://www.cm-santiagocacem.pt/wp-content/uploads/contos-malteses_alvalade.pdf
Horário:
9:30 pm - 9:30 pm

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze