O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Sexteto de Jazz de Lisboa

08 Set 2021
AGENDA REGIONAL | Eventos Destaques SesimbraFestivaisMúsicaSesimbra
Sexteto jazz de lisbos 1 447 298
AQUI HÁ JAZZ!

Tomás Pimentel (trompete)
Ricardo Toscano (saxofone alto)
Edgar Caramelo (saxofone tenor)
Mário Laginha (piano)
Francisco Brito (contrabaixo)
Mário Barreiros (bateria)


Mais de três décadas depois da sua formação, o Sexteto de Jazz de Lisboa assegura a abertura da edição de 2021 do Aqui Há Jazz!, evento que mais uma vez traz a Sesimbra alguns dos grandes nomes nacionais deste género musical.

Em palco, no dia 8 de setembro, vão estar Mário Laginha, no piano, Tomás Pimentel, trompete, Ricardo Toscano, saxofone alto, Edgar Caramelo, saxofone tenor, Francisco Brito, contrabaixo, e Mário Barreiros, na bateria. O Sexteto de Jazz de Lisboa formou-se em 1984 e afirmou-se justamente como um dos primeiros e mais notáveis grupos de jazz portugueses, profissionais “a tempo inteiro”. Era a primeira vez que surgia um grupo de jazz de constituição relativamente alargada e, acima de tudo, com uma frente de três instrumentos de sopro (um trompete e dois saxofones). Em 1988, publicaram o seu único álbum Ao Encontro, gravado no ano anterior. O repto lançado por António Curvelo e Manuel Jorge Veloso aos músicos que participaram no único disco do Sexteto para, ao fim de quase 30 anos, se reencontrarem em palco integrando o Ciclo “Histórias do Jazz em Portugal” foi entusiasticamente aceite por todos eles, com a promessa imediata de não só revisitarem criativamente o repertório do disco mas, também, de estrearem novas composições e arranjos da autoria dos seus vários membros.

Ensombrados pelo súbito desaparecimento de Jorge Reis, os restantes músicos decidiram manter o projeto de pé, agora também como uma sentida homenagem ao seu companheiro e amigo, convidando para o seu lugar o jovem Ricardo Toscano. O facto de Ricardo Toscano ter sido escolhido como
membro convidado do Sexteto de Jazz de Lisboa diz bem da qualidade indiscutível que já irradia com tão poucos anos de atividade profissional. O contrabaixista
Francisco Brito, certeza absoluta do jazz nacional, integrou a formação em 2016.

©Foto: Guta de Carvalho

Equipamento:
Castelo de Sesimbra
Horário:

Quarta, às 22h

Informação adicional:
  • Reservas: 93 955 39 93 (de segunda a sexta-feira, das 9 às 17.30h) /animacao.cultural@cm-sesimbra.pt
  • Reserva de bilhetes é garantida até 20 minutos antes do início da atividade, após esse período os mesmos serão disponibilizados.

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze