Sementes – Sonata para Tubos

Sonata para Tubos
Compagnia Nando & Maila (Itália)
A Companhia
Fundada em 1997, é uma produtora de circo contemporânea, inovadora, reconhecida e apoiada pelo Ministério do Património e da Atividade Cultural Italiano.
Atores, músicos e artistas circenses, Nando e Maila são dos primeiros a fundar uma companhia de circo contemporânea, misturando diferentes linguagens artísticas, determinando uma abordagem artística original, inovadora e pessoal, pondo em jogo a experiência adquirida nos domínios de origem (música, teatro e dança) e a sua formação académica circense.
Para além de porem à prova os seus próprios limites como artistas, os seus espetáculos, com esta mistura entre música, teatro e circo, criam momentos de poesia e humor para um público universal e heterogéneo.
O Espetáculo
Com música e instrumentos ao vivo, Sonata para Tubos é um espetáculo circense contemporâneo que busca as possibilidades musicais de algumas ferramentas circenses, as quais, com o engenho do artista, se tornam instrumentos musicais em todos os aspetos.
O concerto começa com pedaços de tubos voadores, que vão formar um contrabaixo e um violoncelo. A música avança depois para Rossini, Bach, Beethoven, Pink Floyd e Louis Armstrong.
O circo alimenta a loucura deste trio, teclas que se transformam em saxofones e diabolos que emitem notas musicais.
Ficha Artística
Conceção e interpretação: Ferdinando D’Andria, Maila Sparapani, Marilù D’Andria Colaboração artística: Marta Dalla Via, Federico Cibin
Som e luz: Federico Cibin
Cenografia: Ferdinando D’Andria
Contribuição para técnicas circenses e acrobacias: Riccardo Massidda, Gaby Corbo
Foto: Andrea Macchia, Marcello Cubeddu, Elisa Cerè, Aris Gambino
Espetáculo a convite das residências ministeriais italianas: Mirabilia Festival, Teatro dell'Argine, CLAPS
Sábado, às 22h
Duração: 60 minutos