O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Prémio Científico Sesimbra

01 Jun a 18 Nov 2022
Sesimbra
Premio 1 447 298

Trabalhos de investigação originais diretamente relacionados com o concelho, nas áreas de biologia, ecologia, conservação, pescas, geologia, arqueologia náutica e subaquática, ciências do mar (oceanografia física, química, biológica e geológica), e também nos domínios das ciências sociais (sociologia, antropologia e história), desde que relacionados com a identidade local. Tratando-se de um prémio científico é fundamental que os trabalhos submetidos a concurso sejam resultado de investigação científica original e devidamente adaptados para o grande público de acordo com as normas de participação.

São requisitos para uma candidatura de sucesso

• Ser um trabalho de investigação original, elaborado por um jovem investigador (estudos pré e pósgraduados) e diretamente relacionado com o concelho de Sesimbra;
• Ter interesse para divulgação na perspetiva do grande público;
• Apresentar aplicações práticas com potenciais benefícios para a região;
• Basear-se em dados de elevada qualidade e rigor científico na interpretação dos resultados;
• A estruturação e organização do trabalho devem ser adequadas aos objetivos do Prémio, não esquecendo a necessidade de clareza e qualidade da escrita e das ilustrações, bem como o uso correto de trabalhos de referência;
• Considerando que um dos objetivos do Prémio Científico Sesimbra é a divulgação do trabalho vencedor ao público em geral, é importante que os projetos apresentados a concurso tenham um estilo de escrita, formato e dimensão adequados a este propósito.

Normas de Participação

1 As presentes normas de participação estabelecem as regras de atribuição do Prémio Científico Sesimbra, instituído pela Câmara Municipal de Sesimbra, tendo em vista estimular o desenvolvimento de projetos relevantes para a preservação, recuperação e divulgação da área territorial do concelho de Sesimbra.

2 O Prémio Científico Sesimbra é atribuído com uma periodicidade bianual, e contempla trabalhos de investigação originais diretamente relacionados com o concelho de Sesimbra, ao nível das ciências do mar, nas áreas da oceanografia (física, química, biológica e geológica); biologia; ecologia; conservação; pescas; geologia; arqueologia (náutica e subaquática); e também nos domínios das ciências sociais relacionadas com a identidade local, nas áreas da sociologia, antropologia
e história.

3 O trabalho é submetido pelo autor ou autores e em caso de coautoria com outros investigadores, esse facto deve ser devidamente referenciado num preâmbulo.

4 Os trabalhos devem ser escritos em língua portuguesa, com inclusão de resumo (abstract) de 200 palavras e palavras-chave (key-words) de três a seis, devidamente adaptados ao público-alvo.

5 Os trabalhos devem ser entregues em formato PDF. Alternativamente e a título excecional, podem ser entregues dois exemplares datilografados a dois espaços em formato A4 com letra tamanho 12.

6 No caso de se tratar de um trabalho em suporte audiovisual ou fotográfico, devem ser entregues quatro exemplares, bem como quatro cópias em suporte audiovisual (não podendo neste caso exceder o limite de uma hora) ou fotográfico.

7 Os trabalhos originais, em PDF, devem ser enviados para o e-mail museu@ cm-sesimbra.pt, ou em CD por correio, até às 12.30 horas de 18 de novembro de 2022, ao secretariado do Prémio Científico Sesimbra, Câmara Municipal de Sesimbra, Avenida da Liberdade n.º 55 - 1.º, 2970- 635 Sesimbra, acompanhados de carta endereçada à Câmara Municipal de Sesimbra. Para esta morada deverão também ser enviadas as excecionais versões em papel.

8 Não são aceites trabalhos que tenham sido efetuados anteriormente para a Câmara Municipal de Sesimbra.

9 Os trabalhos deverão ser acompanhados por Curriculum Vitae, fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte, ou do Cartão do Cidadão, do concorrente ou concorrentes.

10 O júri é constituído por cinco ou mais personalidades de reconhecido mérito científico.

11 O júri poderá vir a solicitar outros elementos que considere essenciais para apreciação dos trabalhos.

12 O Prémio Científico Sesimbra é atribuído a um único trabalho que poderá ser realizado em coautoria.

13 O júri pode decidir-se pela não atribuição do Prémio.

14 Não haverá recursos das decisões do júri.

15 A Câmara Municipal de Sesimbra editará o trabalho galardoado, sendo disponibilizados 10 por cento do total dos exemplares editados ao autor, os quais não podem ser comercializados.

16 O Prémio tem o valor de quatro mil euros.

17 O júri poderá recomendar a distinção com menção honrosa a um ou mais concorrentes.

18 Poderá ser solicitado ao vencedor, e às eventuais menções honrosas, que participem em seminários para a comunidade escolar, com o intuito de incentivar a investigação científica.

19 A entrega do Prémio é efetuada em sessão pública, a decorrer em local e data a definir posteriormente.

20 A divulgação do Prémio Científico Sesimbra e do autor premiado é feita através da imprensa e site da Câmara Municipal de Sesimbra (http://www.cm-sesimbra)

21 Os casos omissos não contemplados nas presentes normas de participação serão solucionados pelo júri.

22 Informações relativas a este concurso devem ser solicitadas ao secretariado:

Divisão de Cultura Avenida da Liberdade, n.º 55 - 1.º

2970-635 Sesimbra

Tel.: 21 014 92 24

E-mail: museu@cm-sesimbra.pt

Informação adicional:

Observações: ser um trabalho de investigação original elaborado por um jovem investigador (estudos pré e pós-graduados) diretamente relacionado com o concelho de Sesimbra

Informações: 21 014 92 24 / museu@cm-sesimbra.pt

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze