O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Peixinho é fixe! [Residência artística]

24 Abr 2024
AGENDA REGIONAL | Eventos Destaques MontijoInfantilMontijo

Qua. 10h30 e 14h30

Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL)

Sessões para escolas

Gratuito

 

Dirigidas ao público escolar, as sessões intituladas Peixinho é fixe! têm como objetivo aproximar os mais novos da música contemporânea, tentando quebrar quaisquer barreiras e preconceitos que possam condicionar a sua fruição.

A partir da escolha de diferentes obras de Peixinho e de outros compositores, o GMCL apresenta concertos didáticos, comentados por maestros e músicos, dando aos alunos do concelho do Montijo a oportunidade de ter um contacto regular com um repertório do património musical contemporâneo.

 

Peixinho é Fixe!

“Peixinho é fixe!”, como desde logo o título sugere, dirige-se, em primeira linha, a um público mais jovem; não obstante, pretende-se alcançar um auditório mais vasto e diversificado, quebrando algumas barreiras na escuta e até preconceitos que possam ainda condicionar a compreensão, fruição e interpretação de todo este repertório do nosso património musical contemporâneo.

Cada residência permite trabalhar a apresentação didática de uma obra central da produção musical de Jorge Peixinho a alunos de escolas do Concelho do Montijo, para que estes conheçam a obra deste compositor seu conterrâneo, figura ímpar e de importância inequívoca no panorama da criação musical em Portugal.

Esta residência é inspirada no LIVRO DO DESASSOSSEGO do poeta português Fernando Pessoa. Pessoa deixou numerosos textos curtos de observações de acontecimentos do quotidiano. O livro em si, entretanto, é um universo inteiro.

A música e os textos de José Carlos Sousa, Jorge Peixinho e Fernando Pessoa permitirão uma transformação poética do “estar aqui”.

“Estar aqui” só é concebível se formos capazes de sonhar.

Sonhar é um estado de “libertação”, como diria Paul Celan.

Sonhar é desviar-se e reencontrar-se enquanto se desvia, é inventar, é tentar apreender o indizível, o que é para ser sonhado...

 

FICHA ARTÍSTICA

Direcção Musical: Joan Pagès Valls

Direcção Artística: José Sá Machado

Mezzo-soprano – Susana Teixeira

Flauta – João Pereira Coutinho

Violino - José Sá Machado

Viola - Ricardo Mateus

Violoncelo - Jorge Sá Machado

Harpa - Inês Cavalheiro

Piano – Dana Radu

Percussão - Fátima Juvandes

 

PROGRAMA

Jorge Peixinho – Leves, véus, velam… (1981)

José Carlos Sousa - Silêncio! Nossa Senhora da Trovoada (2024) 

Horário:

2 Sessões

10h30 

14h30

Informação adicional:

Sessões dirigidas ao público escolar

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze