O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


O texto não morreu [encontro] // Sara Inês Gigante (Massa Mãe)

26 Nov 2022
LiteraturaMontijo

1024cmmontijoSARAINÊS

 

sáb. 10h30-17h

Espaço Mascarenhas-Martins – Traseiras da Rua Prof. Rui Luís Gomes – Garagem 81, Esteval, Montijo

 

Para cada ano da nossa existência mais um estudo que anuncia os pobres hábitos de leitura dos jovens portugueses. Já sabemos que os videojogos ganharam. Continuamos a escrever, a fazer teatro, a discutir arte pela esperança ingénua de um dia a lógica inverter-se, de um dia as crianças pedirem livros de teatro em vez de uma consola pelo Natal. O que é feito da escrita para teatro portuguesa? Onde é que a lemos? Como é que a lemos?

O texto não morreu é um ciclo de leituras de textos dramáticos portugueses e, preferencialmente, actuais, escritos não há muito tempo, que nos permitem ler, escutar, discutir, no fundo, analisar texto — e desabafar sobre os espectros e imagens que fazemos quando lemos e/ou vemos teatro. Queremos textos que foram escritos para cena mas não editados, textos editados mas pouco discutidos, textos ainda por editar, textos perdidos em gavetas, textos por acabar, textos-hoje, queremos todos os textos.

 

Sara Inês Gigante (Massa Mãe)

ACE — Academia Contemporânea do Espectáculo, no Porto, e a ESTC — Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa, foram as duas instituições onde Sara Inês Gigante se formou. Estreou-se em teatro pela mão de Pedro Frias, em 2014, em Ursos à Força, de Tchékhov. Depois disso, trabalhou por Jorge Silva Melo, Alex Cassal, Bruno Bravo, Pedro Gil, fez assistência a Tiago Guedes em A Matança Ritual de Gorges Mastromas. Estreou-se como criadora com YOLO (2021). Massa Mãe — que estreou em Junho de 2022 nos Festivais Gil Vicente, em Guimarães — é o seu segundo espectáculo, onde mergulha no baú de memórias infantis, refaz episódios familiares, reflecte sobre os costumes da sua aldeia minhota.

Informações: producao.mascarenhasmartins@gmail.com  | 968 324 933

Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal do Montijo, Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

Horário:

10h30-17h00

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze