O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


O texto não morreu [encontro] // Companhia Mascarenhas-Martins

28 Mai 2022
Artes e OfíciosLiteraturaMontijo

1024cmmontijoETC

 

sáb. | 10h30-17h00

Espaço Mascarenhas-Martins – Traseiras da Rua Prof. Rui Luís Gomes – Garagem 81, Esteval, Montijo

Para cada ano da nossa existência mais um estudo que anuncia os pobres hábitos de leitura dos jovens portugueses. Já sabemos que os videojogos ganharam. Continuamos a escrever, a fazer teatro, a discutir arte pela esperança ingénua de um dia a lógica inverter-se, de um dia as crianças pedirem livros de teatro em vez de uma consola pelo Natal. O que é feito da escrita para teatro portuguesa? Onde é que a lemos? Como é que a lemos?

O texto não morreu é um ciclo de leituras de textos dramáticos portugueses e, preferencialmente, atuais, escritos não há muito tempo, que nos permitem ler, escutar, discutir, no fundo, analisar texto — e desabafar sobre os espectros e imagens que fazemos quando lemos e/ou vemos teatro. Queremos textos que foram escritos para cena mas não editados, textos editados mas pouco discutidos, textos ainda por editar, textos perdidos em gavetas, textos por acabar, textos-hoje, queremos todos os textos.

Et cetera, et cetera ∙ Mariana Ferreira

Foi no TEUC — Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra que Mariana Ferreira deu os primeiros passos no teatro. Já em Lisboa, formou-se no ramo de actores da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa antes de participar, em 2019, a IV edição do Laboratório de Escrita para Teatro do Teatro Nacional D. Maria II, onde escreveu Pin my Places, que viria a ser encenado, no mesmo sítio, por Rui Horta. Em 2020/21, integrou a edição especial de dramaturgia da École des Maîtres, onde escreveu Et cetera, et cetera, texto que vai agora ser lido no Montijo e levado a cena em 2023. Um texto que, através de memórias poeirentas, faz a pergunta milenar: é possível mudar?

Informações: 968 324 933 | producao.mascarenhasmartins@gmail.com 

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze