O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


“Números” | Companhia de Dança Marina Popova

14 Abr 2023
Dança

14 abril | 21h30 | Auditório Municipal Augusto Cabrita

Inspirada na distopia “Nós” de Yevgeny Zamyatin, “Números” pela Cª de Dança Marina Popova” é uma adaptação desta obra literária aos palcos, usando como ferramentas principais o movimento e a música.

A ação acontece mil anos depois de uma “grande revolução” que deu lugar a um Estado Único. Nessa sociedade distópica onde os cidadãos são conhecidos apenas pelos Números que lhes foram designados à nascença, há muito já se esbateram as noções de liberdade do indivíduo, em detrimento das necessidades do todo.

As situações apresentadas vão surgindo do ponto de vista de um narrador-protagonista, um engenheiro a quem fora incumbida a nobre tarefa de construir um veículo destinado a levar os gloriosos ideais da revolução, em especial o ideal da “não-liberdade”, aos seres de outros planetas que “porventura, vivam ainda no estado selvagem de livre arbítrio”. A vida é apresentada como algo absolutamente transparente. Todas as paredes são feitas de vidro, e as liberdades sociais, políticas e culturais foram substituídas por um sentimento coletivo de perfeição e de lógica.

Cem anos depois da 1ª edição da obra literária de Zamyatin, várias das dicotomias que são ali abordadas parecem agora referir-se a questões do presente, confrontando o público uma questão fundamental acerca dos limites a partir dos quais os elementos de uma qualquer sociedade se recusarão a aceitar a imposição de mais restrições às suas liberdades pessoais.

Para ilustrar este futuro hipotético que Zamyatin imaginou há mais de um século, revisita-se através do vídeo um conjunto de obras futuristas de artistas como Lyubov Popova, Giacomo Balla ou Christopher Nevinson, e com recurso a técnicas modernas de manipulação de imagem, exploram-se matematicamente as representações digitais destas obras no domínio do espaço-cor, atenuando ou enfatizando componentes ou elementos específicos que lhes conferem agora dinamismo e movimento.

O trabalho coreográfico é assegurado por Marina Popova, e esta peça conta ainda com o trabalho de Marco Rodrigues como multi-instrumentista e compositor da banda sonora que foi criada exclusivamente para esta obra, e o álbum Dystopian Suite For Números pode ser ouvido ao vivo durante a apresentação.

Ficha Técnica:

Coreografia: Marina Popova

Música original: Moon Trashers

Voz/narração: Isabel Oliveira

Direção, desenho de luz, multimédia: Marco Rodrigues

Bailarinos/intérpretes: Catarina Frade, Carolina Russo, João Évora, Margarida Pacheco, Nicole Pereira, Patrícia Frade, Marco Rodrigues e Marina Popova

Figurinos, apoio técnico e registo imagem: Carla Frade

Música ao vivo: Marco Rodrigues

Produção: Companhia de Dança Marina Popova 2022

Público-alvo: M/6

Duração: 70’

Ingresso: 9€ | Venda de ingressos: AMAC (212 068 230) ou bilheteira@cm-barreiro.pt – Posto de Turismo do Barreiro (212 068 287), ou em ticketline.pt e postos aderentes.

Org.: CMB

Horário:

21h30

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze