O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Noite de Fado

28 Abr 2023
AGENDA REGIONAL | Eventos Destaques SesimbraFestas/Feiras/RomariasMúsicaSesimbra
FESTA DAS CHAGAS

O programa musical é um dos principais atrativos da Festa das Chagas, associada às celebrações religiosas em honra do Senhor Jesus das Chagas, que têm o seu momento alto no dia 4 de maio, feriado municipal, com a procissão que percorre as ruas da vila.

Destaque para a noite de fado com Filipa Vieira e Sérgio da Silva, voz, Diogo Dias, contrabaixo, Pedro Ferreira, guitarra portuguesa, e Tiago Valentim, viola fado.

Filipa Vieira 

"Filipa Vieira nasceu em Lisboa e o fado esteve sempre presente na sua vida. Desde pequena que o pai lhe cantava fados ao deitar e, aos 11 anos de idade estreou-se em público. Considera Amália Rodrigues o astro maior do fado e é em Beatriz da Conceição que encontra uma referência pessoal. Desde então, Filipa Vieira circula pelas rotas das típicas casas de fado, palcos e associações alfacinhas.

O espírito inventivo, curioso e arrojado da fadista levou-a em 2013 a integrar o elenco do espectáculo Tablao de Fado, uma mescla de dança contemporânea, flamenco e fado, com direção de Alexandra Batáglia, no Teatro Ibérico, em Lisboa. A exploração sem preconceitos sempre fez parte da construção da sua identidade artística e foi na sua adolescência que se seduziu por sonoridades mais eletrónicas e experimentais.

Filipa Vieira materializa agora o seu imaginário e percurso artístico numa visão única sobre o seu Fado. Vai Dar Banho ao Cão é o single de lançamento de Filipa Vieira, uma canção que quer deixar claro que cultural é o folclore, batendo de frente com a misoginia, uma ode ao universo feminino e a toda a liberdade que ele encerra em si.

O tema é o primeiro avanço para o projeto que será editado brevemente com o nome Sabe Deus. Filipa leva o seu Fado numa incursão experimental, um caminho que faz acompanhada pelo produtor Tiago Pais Dias, o casamento dos seus universos tão distintos, resultando assim, numa sonoridade fresca, corajosa e com muita raiz."

Sérgio da Silva

“Vem do fado. Vem das artes.

Estudou em Belas Artes e em simultâneo trabalha como stylist.

Sem ser uma área que a família já tivesse explorado, começou a cantar aos 6 anos de idade e ganhou vários concursos nacionais. Entre eles, a Grande Noite do Fado. A partir daí, a música esteve sempre presente.

O seu percurso é comum a qualquer fadista que se preze, pois começou muito novo a frequentar o meio. Aos 17 anos, começou a cantar nas mais notáveis casas de fado, onde teve o privilégio de conhecer e aprender com grandes mestres. Os que carregam o peso de confiar a tradição.

Estudou no Conservatório de Setúbal, passou pelas Jovens Vozes de Lisboa no São Carlos, atuou no Belém Art Fest, e já pisou palcos como o Campo Pequeno, o CCB, o Salão Preto e Prata, o São Luiz, o São Jorge, e o Tivoli. Internacionalmente, já fez espetáculos na Alemanha, França, Finlândia, Itália e Roménia.

O fado é a sua casa. O tradicional é a sua base. O seu timbre, forte e seguro, aliado à sua interpretação espontânea não deixam espaço para a indiferença.

O Sérgio é o culminar destes universos, dando lugar a um novo. O fado, a moda, a arte, as escolhas, as raízes, as perspetivas, as influências, as tradições, o conhecimento e os ensinamentos até então, resultam nestes nós que definem o próprio Sérgio como fadista e artista, hoje."

Horário:

Sexta, às 22h

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze