O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Música e Poesia Andaluz

30 Out 2021
AGENDA REGIONAL | Eventos Destaques SesimbraMúsicaSesimbra
Cezimbra Antiqua
Emilio Villalba e Sara Marina

A música andaluza continua a ser a grande esquecida da História da Música Espanhola. A falta, ainda hoje, de ‘partituras’ da época, aliada a uma tradicional rejeição acadêmica deste género de música, dificultam a reconstrução, interpretação e fruição de uma arte imaterial da qual somos herdeiros.
O presente trabalho é o produto de um trabalho de pesquisa que teve como ponto de partida as seguintes perguntas: como soaria antigamente, como se transformou na música espanhola de períodos posteriores e que influências podemos encontrar no folclore mediterrêno que se conservaram ao longo dos tempos.
Um trabalho de exploração, de imaginação e de continuídade de uma tradição, de uma arte que se transmitiu oralmente durante séculos.
Reviver e experimentar a arte de fazer música andaluz, onde a espontaneidade,a improvisação e o sentimento não eram menos importamtes que as notas que constituem as melodias.
Assim, iremos interpretar zéjeles, moaxajas, danças e nubas da tradição medieval andaluza, assim como composições de séculos posteriores, de autores que beberam das fontes, conhecimentos e património de Al Andalus.

Emilio Villalba y Sara Marina.

Intérpretes e investigadores de músicas históricas, Emilio Villalba e Sara Marino, têm levado os seus espetáculos a todo o território espanhol, participando em festivais como: FeMás de Sevilha, Festival Pórtico do Paraíso, em Ourense, Maremusicum, em Roquetas de Mar, Festival Caprichos Musicales, em Comillas, Festival 3 Culturas de Castronuño, Festival Internacional de Música de Córdoba, Festival Sefardi de Léon, Festival Internacionalde Toledo…

Publicaram mais de uma dezena de trabalhos discográficos na área da música antiga, dos quais se destacam “Mediterranea, soñando Al Andaluz” (2005), “Aquitania, cantigas, danzas e romaças de la vieja Europa” (2010), “El Doncel del Mar, melodias medievales desde Estambul a costa da morte” (2014), e um trabalho original de cariz didáctico “Música para Princesas, Dragones y Caballeros, música meieval para niños” (2015), selecionado pela Rádio Nacional de Espanha clássica e apresentado em direto.

1. El Zoco. Emilio Villalba / Tradicional andalusí
2. Poesía “Gramática”. Ibn Hazm, Córdoba, s.XI
3. Sana en Hiyaz. Fragmento de Nuba. Anónimo andalusí
4. Calvi Arabi. Danza anónima morisca, s.XVI / Emilio Villalba
5. Lloraba Fátima. “Consoladme niñas al Alba”. Zéjel. Anónimo andalusí
6. Poesía “Hipótesis”. Ibn Hazm, Córdoba, s.XI
7. Bestenigar Pesrev. Dimitrie Cantemir. s.XVIII
8. El limonero de Ibn Said. Improvisación con Laúd a solo. Emilio Villalba
9. Poesía “El Momento”. Ibn Hazm, Córdoba, s.XI
10. Nuba. Fragmento instrumental de la Nuba Al -Husayn. Anónimo andalusí
11. Habibi. Adaptación de “No me mordas más habibi”. Jarcha anónima s.X
12. Poesía “Deseos”. Ibn Hazm, Córdoba, s.XI
13. Garnathi. Anónimo andalusí
14. Sirto de Creta. Danza anónima mediterránea
15. Poesía “El tesoro”. Ibn Hazm, Córdoba, s.XI
16. Karsilama. “Si verías a la rana / ven sevi severi”. Tradicional sefardí
17. Shabnam. Mansour Nariman, s.XX
18. Al Andalus. Emilio Villalba

 

 

Equipamento:
Igreja de Nossa Sra. da Consolação do Castelo
Horário:

Sábado, às 16h

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze