O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Luta Armada [teatro]

24 Abr 2026
MontijoTeatro

Luta Armada

Espetáculo comemorativo do 25 de abril

24 abr. // Sex. // 21h30

Teatro // M/12 // Gratuito // 90min.

 

Luta Armada continua a investigação da Hotel Europa sobre o passado recente, analisando os projetos políticos que recorreram a ações violentas como forma de luta, como assaltos a bancos, colocação de bombas, sabotagens, entre outros.

Este projeto tem como ponto de partida uma extensa recolha de testemunhos de pessoas que militavam nestas organizações, assim como a pesquisa de documentos sobre as suas ações, criando um espetáculo de teatro documental multidisciplinar.

Este trabalho começa por descrever as ações de grupos que viam na luta armada a única forma de acabar com o fascismo e o colonialismo português, como a LUAR, Brigadas Revolucionárias e ARA; em segundo lugar os grupos de extrema direita que ficaram conhecidos como rede bombista e que atuaram no período do PREC entre 1974 e 1975, tais como o ELP, MDLP e o Movimento Maria da Fonte, que alegadamente combatiam a ameaça da instauração de um regime comunista no país, mas também os movimentos independentistas dos Açores e da Madeira, que optaram por ações violentas, como é o caso da FLA e da FLAMA; terminando com o último grupo, que começou a sua atividade a partir de 1980, as FP-25 que lutavam para repor o socialismo.

 

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Criação: André Amálio e Tereza Havlíčková / Hotel Europa

Interpretação: André Amálio, Mara Nunes, Mariana Sardinha, Maurícia Barreira Neves, Mbalango, Paulo Quedas

Direção Musical: Edison Otero

Criação Musical: Edison Otero com intérpretes

Cenografia e Figurinos: Ana Paula Rocha

Desenho de luz e Direção Técnica: Pedro Guimarães

Desenho de Som: Miguel Reis

Assistência de Encenação: Biatriz Alves Ribeiro

Assistência de Cenografia e Figurinos: Ricardo Varela

Ilustração: António Gomes

Produção: Hotel Europa

Coprodução: Teatro Nacional D. Maria II, FITEI, Teatro Académico de Gil Vicente. Parceria Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, Câmara Municipal

de Lisboa, EGEAC, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.

 

Bilheteira CTJA

Terça a sábado | 14h00 – 20h00

(Em dias de espetáculo encerra às 22h00)

📧 ctjabilheteira@mun-montijo.pt 

📞 212 327 882 | 212 327 778

 

Horário:

21h30

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze