O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Luís Osório, Workshop de Fotografia Azulejo e Arteviva – Companhia de Teatro no 59º Aniversário da Biblioteca Municipal do Barreiro

07 e 08 Jan 2023
Literatura

A Biblioteca Municipal do Barreiro assinala o seu 59º Aniversário no dia 6 de janeiro. Para comemorar o Aniversário foram preparados dois dias repletos de atividades, a 7 e 8 de janeiro, nos quais pontificam Luís Osório, nome indissociável do jornalismo e dos livros, e, agora, também, protagonista de um monólogo; Workshop de Fotografia Azulejo Polaroid Studio com Ricardo Quaresma Vieira; e Arteviva – Companhia de Teatro do Barreiro apresenta "Histórias Vivas na Biblioteca” com “Impossível!”, de Tracey Corderoy. 

Programa de Comemorações
07 janeiro | 11h00 às 12h30

11h00 | Arteviva – Companhia de Teatro do Barreiro apresenta "Histórias Vivas na Biblioteca” – “Impossível!”, de Tracey Corderoy

11h30 | Entrega de Prémios aos melhores Leitores da Biblioteca

11h45 | Bolo de Aniversário

Público em geral | Gratuito

Org.: CMB

 

Luís Osório no Barreiro15h00 | “À conversa com…” Luís Osório e sessão de autógrafos

21h30 | Luís Osório – Ficheiros Secretos – Peça de teatro, monólogo

Público em geral | Gratuito

Org.: CMB | Grupo Bertrand

 

 

08 janeiro | 10h00 às 13h00

Workshop de Fotografia Azulejo Polaroid Studio, com Ricardo Quaresma Vieira

Público em geral

Gratuito mediante inscrição através do tel. 212068656 ou biblioteca.municipal@cm-barreiro.pt (máx.: 10 participantes)

Org.: CMB

 

Sinopses

7 janeiro | 11h00

Sala Multiusos

“Histórias Vivas na Biblioteca” – “Impossível!”, de Tracey Corderoy

Criação e interpretação: Arteviva – Companhia de Teatro do Barreiro

Público-alvo: M/3 anos

Duração: 30 min.

Gratuito

Org.: CMB

 

07 janeiro | 15h00

Auditório Manuel Cabanas

“À conversa com…” Luís Osório e sessão de autógrafos

A conversa com… Luís Osório

Luís Osório nasceu em 1971, em Lisboa. Dirigiu jornais e uma estação de rádio. Imaginou programas de televisão, encenou uma peça de teatro, participou em comissões governamentais, coordenou a comunicação política de uma campanha presidencial e é consultor empresarial. Comentou política, realizou documentários e foi premiado como jornalista e criativo. Publicou oito livros, o último dos quais “30 Portugueses, 1 País”, resultado de 30 conversas com figuras portuguesas das mais variadas áreas. É pai de três filhos e de uma filha.

O tema central da sessão é o livro “Ficheiros Secretos – Histórias Nunca Contadas da Política e da Sociedade Portuguesas”, do jornalista e escritor Luís Osório, que recupera ficheiros de grandes figuras que pertenciam à categoria do que nunca se soube e desvenda acontecimentos guardados no fundo do baú do que estava por contar.

Público em geral | Gratuito

Org.: CMB | Grupo Bertrand

 

07 janeiro | 21h30

Auditório Manuel Cabanas

Luís Osório – “Ficheiros Secretos” – Peça de teatro, monólogo

Luís Osório – Ficheiros Secretos

“Ficheiros Secretos” talvez seja a proposta cultural mais surpreendente dos últimos anos.

Difícil imaginar que alguém que associamos ao jornalismo, aos livros e à comunicação possa subir ao palco para interpretar um papel de “narrador” da história do país, do que somos, do que sonhamos, também do que tememos.

Mas é exatamente disso que se trata.

Luís Osório é o protagonista de um monólogo que estará em muitas cidades e vilas do país no ano de 2023.

A partir de “Ficheiros Secretos”, o livro que lançou em 2021, Luís Osório convoca para palco fantasmas e memórias de personagens que marcaram a história recente de Portugal.

Álvaro Cunhal, Mário Soares, José Saramago, Amália Rodrigues, Francisco Sá Carneiro, Jorge Sampaio e tantos outros que, na hora e meia do espetáculo, serão convocados numa interpelação direta com o público e a memória.

O palco transforma-se, com a ajuda de uma cenografia depurada e minimalista, num lugar em que as pessoas poderão encontrar motivos para rir e chorar, para se comover e indignar.

Luís Osório não é um ator.

Mas a sua voz transporta-nos quase como se o fosse – afinal, o que se pretende é o regresso a uma certa pureza do que é o teatro enquanto espaço de passagem de memória através das histórias que passam de uns para outros. É disso que se trata, uma homenagem ou um regresso à ligação do palco com a tradição oral.

Cada espetáculo terá um alinhamento diferente.

Há três convidados especiais e que se enquadram na história da cidade ou da vila em que o monólogo é representado.

Cenografia – Ana O.

Produção Executiva: Manuela Mesquitela/Dixit-Grupo Bertrand Círculo

Público em geral | Gratuito

Org.: CMB | Grupo Bertrand

 

08 janeiro | 10h00 às 13h00

Workshop de Fotografia Azulejo Polaroid Studio

Com Ricardo Quaresma Vieira

(9ª Edição Fotografia no Barreiro)

Com o desejo de regressar à fotografia física/analógica, Ricardo Quaresma Vieira criou um back polaroid para a sua máquina de grande formato dos anos 60, onde o principal intuito é fotografar pessoas, fazer retratos, dar tempo à pose e à técnica fotográfica. Utilizando a técnica de "Emulation lifting", que consiste em retirar a emulsão/gelatina da fotografia polaroid, aplica a imagem em azulejo.

Materializa-se o momento utilizando uma técnica fotográfica analógica, cheia de imperfeições e imprevistos, sendo que a dificuldade de obter uma boa imagem é o desafio para a criação artística.

Neste workshop, o artista Ricardo Quaresma Vieira irá ensinar esta técnica a cada um dos participantes, podendo cada um levar a sua fotografia em azulejo no final da atividade.

Público-alvo: Geral | Gratuito mediante inscrição (máx.: 10 participantes) através do tel. 212068656 ou biblioteca.municipal@cm-barreiro.pt

Org.: CMB

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze