O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Joaquim D´Almeida - O Centenário da morte do ator: 1921-2021

16 Jul a 04 Set 2021
AGENDA REGIONAL | Eventos Destaques MontijoExposiçõesMontijo

img site 1024x350px expo Joaquim dAlmeida_Centenário da morte do ator

Exposição

Joaquim d’Almeida – O centenário da morte do ator: 1921-2021

A partir do dia 16 de julho estará patente, no Museu Municipal Casa Mora, uma exposição que assinala o centenário da morte do ator Joaquim D'Almeida. Conheça a vida de um dos mais notáveis atores portugueses a pisar os palcos nacionais e internacionais, desde meados do século XIX até princípios do século XX.
 
A mostra exibe em 16 painéis, uma retrospetiva cronológica dos momentos mais marcantes do homem multifacetado que foi Joaquim D`Almeida, de reconhecido mérito a nível nacional e além-fronteiras. Para a realização desta exposição, a Câmara Municipal do Montijo contou com a colaboração, na cedência de imagens, do Arquivo Municipal de Lisboa, do Museu Nacional do Teatro e da Dança e do Teatro Nacional D. Maria II.
 
Joaquim D'Almeida nasceu em Aldeia Galega do Ribatejo (Montijo), em outubro de 1838, e dominou desde cedo a arte do espetáculo, estreando-se aos 19 anos no Teatro das Variedades, em Lisboa.
 
De caráter forte e extremamente competente foi sempre admirado por todos e aplaudido pelo público com grande carinho e emoção, chegando a ser o ator mais prestigiado do Teatro Nacional D. Maria II, mostrou o seu talento expressivo e meticuloso, também, além-fronteiras.
 
Depois de uma grande carreira e de interpretações de grande sucesso, Joaquim d’Almeida acaba por falecer, em Lisboa, a 22 de julho de 1921, deixando um legado artístico muito importante que tem servido de alicerce para o mundo do teatro ainda nos dias de hoje.
 
O nome de Joaquim d’Almeida ecoa na nossa cidade através do Cinema-Teatro, inaugurado em 1957, que homenageia este ator, a sua vida e os seus feitos, tendo sido palco de grandes espetáculos desde então.
 
A exposição estará patente ao público, no Museu Municipal Casa Mora até ao dia 4 de setembro de 3.ª a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
 
 
 
Neste contexto de pandemia, a Câmara Municipal do Montijo solicita a colaboração de todos os visitantes na adoção de comportamentos socialmente responsáveis, cumprindo de forma exemplar as medidas gerais recomendadas pela Direção Geral da Saúde designadamente, o uso de etiqueta respiratória, a higienização frequente das mãos, o distanciamento social aconselhado e a utilização de máscara. A entrada será condicionada.

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze