O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Joana Gama

04 Fev 2023
AGENDA REGIONAL | Eventos Destaques SesimbraMúsicaSesimbra
MÚSICA

Joana Gama sobe ao palco do Cineteatro Municipal para interpretar a obra-prima do alemão Hans Otte, O Livro dos Sons, um momento de rara luminosidade da criação artística do século XX. Em outubro de 2020, dez anos depois de se maravilhar com a obra do compositor alemão, a pianista deu início à sua divulgação em Portugal, num ciclo que estreou na Culturgest.

O Livro dos Sons é uma peça para piano com 12 partes, e cuja essência é a alternância entre a produção de uma sonoridade lenta, quase estática, hipnótica, e a sonoridade do movimento.

Joana Gama abraça múltiplos projetos quer a solo quer em colaborações nas áreas do cinema, da dança, do teatro, da fotografia e da música. Doutorada pela Universidade de Évora, desenvolve as suas investigações enquanto membro do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

FOTO: © Vera Marmelo

Sinopse

Escrita entre 1979 e 1982, O Livro dos Sons (Das Buch der Klänge) é a obra-prima de Hans Otte e um momento de rara luminosidade da criação artística do século XX.

Quase quatro décadas desde a sua estreia, este composição para piano solo continua escondida do grande público, como um tesouro que precisa de ser partilhado de mão em mão numa corrente de apreciação.

A descoberta vai maravilhando novos públicos, abrindo portas para uma fruição que nos revela também muito das nossas próprias conquistas. O Livro dos Sons é, por isso, uma lição do tamanho da vida: na repetição desvenda um convite à introspeção, no minimalismo mostra a simplicidade das formas artísticas, na contenção entrega-nos à humildade, no som explica a minúcia dos detalhes, na riqueza das harmonias acompanha-nos num passeio pela Natureza.

Numa época em que o mundo nos coloca obstáculos e muitas incertezas, esta obra ressoa inevitavelmente mais forte, tocando-nos de um modo singular e emotivo, demonstrando como as suas qualidades se expandem e se mostram no preciso instante em que precisamos delas. [Pedro Santos, Culturgest]

Biografia 

Joana Gama (Braga, 1983) é uma pianista portuguesa que se desdobra em múltiplos projetos quer a solo quer em colaborações nas áreas do cinema, da dança, do teatro, da fotografia e da música. Em 2010, na classe de António Rosado, concluiu o Mestrado em Interpretação na Universidade de Évora, onde, em 2017, se doutorou, como bolseira da FCT. Hoje prossegue as suas investigações enquanto membro do CESEM / NOVA FCSH.

Desde 2010 que se dedica a divulgar a obra do compositor francês Erik Satie: em 2016, com o apoio da Antena 2, assinalou o 150.º aniversário do nascimento do compositor com a digressão SATIE.150 e o lançamento do livro Embryons Desséchés. Nos últimos anos tem apresentado recitais comentados para adultos e crianças à volta da música de Erik Satie e editou ainda os álbuns SATIE.150, HARMONIES e ARCUEIL.

Tocou a peça Vexations, de Erik Satie, em três ocasiões: Festival Jardins Efémeros, 2016; Fundação Calouste Gulbenkian, 2018; Atelier Re.al com João Fiadeiro, 2019, em performances que duraram 15h, 14h e 7h, respetivamente.

Em outubro de 2020, num concerto na Culturgest, estreou, em Portugal, o ciclo para piano O Livro dos Sons, de Hans Otte. Esta foi a primeira ação de divulgação da obra de Hans Otte no nosso país, parte do Festival Hans Otte : Sound of Sounds que, em 2012 e 2022, com o apoio do Goethe Institut e diversas instituições portuguesas e alemãs, levou a obra multiforme de Hans Otte a Lisboa, Évora, Guimarães e Viseu.

Gravou O Livro dos Sons, de Hans Otte, para a RTP2 na estufa do Jardim Botânico de Coimbra. Essa gravação está agora disponível na RTP PALCO. Ainda em 2020 estreou o espetáculo As Árvores Não Têm Pernas Para Andar, que já ultrapassou as cem apresentações e que, em 2022, foi apresentado no Jardim do Palacete de São Bento, no âmbito das Comemorações do 25 de Abril.

Para os mais novos criou ainda Nocturno (2017), com Victor Hugo Pontes, Eu Gosto Muito do Senhor Satie (2018) e Pássaros & Cogumelos (2022).

Em janeiro de 2022 assinalou-se o lançamento do quinto álbum do duo de piano e eletrónica que mantém com Luís Fernandes desde 2014. There’s No Knowing veio no seguimento do convite lançado por Nuno M. Cardoso para a criação da banda sonora para a série televisiva Cassandra, que passará na RTP2 em breve. A eclética discografia de Joana Gama está presente nas editoras portuguesas Shhpuma, mpmp, Pianola, Boca/Douda Correria e Holuzam, na australiana Room40 e na Grand Piano (grupo Naxos).

www.joanagama.com

Equipamento:
Cineteatro Municipal João Mota
Horário:

Sábado, às 21h 

Informação adicional:

Destinatários: maiores de 6 anos

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze