O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


INDIELISBOA

03 a 09 Jun 2023
CinemaPalmela

O concelho de Palmela recebe, nos dias 3, 4 e 9 de junho, pelo terceiro ano consecutivo, uma extensão do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema, um dos mais importantes festivais de cinema independentes do país.

Este ano, a programação divide-se entre o Cine-Teatro S. João, em Palmela, e o Auditório Municipal de Pinhal Novo - Rui Guerreiro, com a exibição de um filme e uma oficina para crianças em cada local.
O Cine-Teatro recebe a sessão “Le Mali 70”, dia 9, às 21h30, que integra também a iniciativa “Cinema no Terraço”, e a Oficina “Sons Brincalhões”, dia 3, às 16h00.
No Auditório de Pinhal Novo, vai ser exibido o filme “Safe Place”, dia 3, às 21h30, e realiza-se a Oficina “Mergulho Silencioso”, dia 4, às 16h00.
A extensão do IndieLisboa é organizada pela Câmara Municipal de Palmela e todas as atividades são de participação gratuita, exceto a sessão “Safe Place” (o bilhete tem o valor de 3,31€).

Consulte o programa digital aqui.

Programa

Filmes

3 junho | 21h30 | Auditório Municipal de Pinhal Novo - Rui Guerreiro
Safe Place
Vencedor do Grande Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa/IndieLisboa
Realização: Juraj Lerotic
Ficção | Croácia | 2022
102 minutos
M/16
Bilhete: 3,31€

Um retrato duro e cru de um período tumultuoso de 24 horas, que desordena a vida de uma pequena família. Damir, um homem com uma saúde mental debilitada pela depressão, tenta cometer suicídio. O irmão (protagonizado pelo realizador, naquela que é uma obra autobiográfica) e a mãe tentam agarrá-lo à vida, mas os protocolos sistémicos em que Damir é colocado, estéreis, impessoais e desprovidos de empatia, sublinham a falta de espaços realmente seguros.

9 junho | 21h30 | Cine-Teatro S. João, Palmela (“Cinema no Terraço”)
Le Mali 70
Filme exibido na secção IndieMusic
Realização: Markus C.M. Schmidt
Documentário | Alemanha | 2022
94 minutos
M/16
Entrada gratuita

Uma big band de Berlim, o projeto Omniversal Earkestra, descobre os discos das big bands da República do Mali dos anos 1960 e 70, quando houve uma cena musical explosiva logo a seguir à independência do país. Fascinados com o som - que junta tradições Dogon, Wassalou ou Tuareg com influências cubanas - embarcam numa viagem para conhecerem as lendas veteranas que originaram o movimento, como Cheick Tidiane Seck, Abdoulaye Diabaté ou Salif Keita.

Oficinas

3 junho | 16h00 | Cine-Teatro S. João, Palmela
Sons Brincalhões
Oficina de sonorização de imagens em movimento, pela formadora Cláudia Alves, baseada na curta-metragem “O Caminho do Alfred” (que será visualizada antes da oficina).
Sabias que podemos misturar os sons como fazemos com as cores? Vamos divertir-nos a inventar sons com objetos, com as mãos, os pés e com a voz. Depois, vamos misturá-los e, finalmente, juntá-los às imagens em movimento, para ver como a magia do cinema acontece!
Limitada a 12/15 crianças (a partir dos 5 anos)
Duração: 60 minutos
Participação gratuita
Insc.: bibliotecas@cm-palmela.pt | 212 336 632

4 junho | 16h00 | Auditório Municipal de Pinhal Novo - Rui Guerreiro
Mergulho Silencioso
Oficina de expressão plástica concebida e dinamizada pela arte-educadora Ana Teresa Magalhães.
Vamos mergulhar para além do que é visível, deixar que o espanto nos comova e descobrir novos horizontes que, num primeiro olhar, ninguém vislumbrou. Com lápis branco, traçamos desenhos invisíveis e, com a ajuda da poeira do carvão, encontramos lugares e personagens que habitam a nossa imaginação. Uma oficina inspirada no livro “A Piscina”, de Jihyeon Lee, das edições Orfeu Negro (coleção Orfeu Mini).
Duração: 60 minutos
Participação gratuita
Insc.: bibliotecas@cm-palmela.pt | 212 336 632

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze