O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


In Memoriam

10 Abr 2022
AGENDA REGIONAL | Eventos Destaques SesimbraMúsicaSesimbra
TEMPORADA DE MÚSICA DA CASA DE ÓPERA DO CABO ESPICHEL

Orquestra Clássica do Centro

Pedro Carvalho, violino
Sergio Alapont, maestro


Programa

 

MENDELSSOHN / Sinfonia n.º 1 in Do minore

I. Allegro di molto

II. Andante

III. Menuetto. Allegro molto

IV. Allegro con fuoco

II. MAHLER / Sinfonia n.º 5 - Adagietto

IV. MASCAGNI / Cavalleria rusticana - Intermezzo sinfonico

V. WILLIAMS / Three Pieces from Schindler's List For Solo Violin And Orchestra -

I. Theme From Schindler's List

II. Jewish Town (Krakow Ghetto - Winter '41)

III. Remembrances

Violino - Pedro Carvalho

VI. Uma Noite de Luar na Ucrânia - Mykola Lysenko

Sinopse

As atrocidades do Holocausto não só terminaram com milhões de vidas humanas, não só torturaram física e psicologicamente milhões de pessoas até ao inimaginável, como destruíram famílias inteiras que lograram fugir na escuridão da noite para escapar à deportação para um campo de concentração e para o fim que todos nós sabemos qual seria.

Eu próprio vim a conhecer uma pequena parte desta tragédia pelo que me contou o meu professor de direção de orquestra, um grande maestro que em jovem foi obrigado a abandonar com toda a sua família a sua pátria, a Rússia, pelo simples fato de fazer parte de uma família judia também considerada como sendo de dissidentes soviéticos. Quero deixar o seu nome em anonimato, mas para explicar como é grande a sua dimensão artística, dir-vos-ei que há algumas semanas dirigiu a Orquestra Filarmónica de Berlim.

Através dele tive a oportunidade de conhecer, na primeira pessoa, as experiências traumáticas que qualquer totalitarismo, tirania, fanatismo, xenofobia ou supremacia provoca. Não obstante estes percursos de tragédia, existem pessoas que conseguiram superar aquelas grandes feridas e partilhar com a humanidade o seu dom, o que parece quase um milagre.

É a prova da grandeza da humanidade quando decide construir em vez de destruir, perdoar, aprender com os erros, pedir desculpa, educar, mostrar misericórdia e compaixão para com aqueles que provocam estes desastres.

O programa que aqui se apresenta pretende ser uma humilde homenagem a todas as vítimas, mas pretende também convidar-nos a todos à reflexão sobre o potencial positivo da humanidade, para evitar outros erros como aquele que infelizmente ainda tantos trazem na sua memória.

Sergio Alapont, maestro 

Equipamento:
Igreja de Nossa Sra. da Consolação do Castelo
Horário:

Domingo, às 16h

Informação adicional:
  • Destinatários: maiores de 3 anos

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze