O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Festival de Orquestras do Barreiro

10 Out 2021
Música

10 outubro | 16h30
Sociedade Democrática União Barreirense – Os Franceses
Festival de Orquestras do Barreiro

Orquestra Baía
A Orquestra Baía foi criada no concelho do Barreiro em fevereiro de 2018. Com uma estrutura do género Big Band é composta por dezanove músicos e quatro vocalistas. Tem vindo a promover a música ligeira portuguesa, com a interpretação de temas de compositores nacionais com arranjos para Orquestra. Nos seus concertos também são revisitados clássicos internacionais, interpretando vários géneros musicais, que vão do pop ao rock, passando pelo jazz, latino e outros. A Orquestra Baía tem como objetivo adequar cada concerto ao seu publico, numa procura constante de criação de espetáculos diferenciadores e únicos. Desde 2020 constitui-se como Orquestra Baía – Associação Musical e Cultural com o objetivo de animar culturalmente a cidade do Barreiro e o público em geral.

Maestro Joaquim Silva
A Orquestra Baía tem a direção técnica e artística do Maestro Joaquim Fragoso Silva. Natural de Setúbal, iniciou os seus estudos musicais em trompete na Banda Filarmónica de Cabrela, aos 10 anos, e na Sociedade Musical Capricho Setubalense, com o Professor Francisco Oliveira Veiga. Frequentou mais tarde, no Conservatório Regional de Setúbal, os cursos de trompete, com o professor José Augusto Carneiro, e contrabaixo, com o professor Fernando Flores. Concluiu também as disciplinas de Acústica, História da Música e Composição. É licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Setúbal e frequenta regularmente diversas ações de formação em pedagogia musical. Na área da Direção Musical tem estudado com diversos Maestros: José Brito, Alberto Roque, Henrique Piloto, Délio Gonçalves, Jo Conjaerts e José Ignacio Petit. No verão de 2008 participou, em Valência, num Curso de Direção de Banda com Félix Hauswirth, José Pascual Vilaplana e Jacob de Haan. Frequentou a Escola de Jazz Hot Club de Portugal com os professores Luís Cunha (Trompete); César Cardoso (Formação Musical) e Paulo Martinho (Combo). Foi maestro da Banda Filarmónica da Sociedade de Instrução Musical de Quinta do Anjo, da Orquestra juvenil da Sociedade Filarmónica Palmelense “Os Loureiros” e da “Capricho BIG BAND”. Atualmente é professor de Educação Musical no Ensino Básico, Diretor Pedagógico da Escola de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense e Maestro da mesma. Desde setembro de 2010 é Maestro da Banda Filarmónica da Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes.

Orquestra Ligeira da Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra
A Orquestra Ligeira da SFRMS teve a sua primeira apresentação pública em 27 de outubro de 2001. Surgiu da vontade dos músicos da Banda Filarmónica, da boa vontade, empenho e colaboração do maestro Abílio Ramos e do patrocínio da direção da sociedade. O projeto visava proporcionar aos associados e ao público em geral, momentos únicos de entretenimento musical.
Desde a sua criação, a Orquestra Ligeira da SFRMS é um caso de sucesso, muito estimada pelos seus associados e apreciada por uma assistência cada vez mais fiel ao seu “swing” e pretende que em cada atuação o seu público saia com vontade de voltar.
Apesar do amadorismo dos seus elementos, o seu repertório vai do pop ao swing e do fado ao rock, sempre fiel à música nos seus vários estilos, não descura, no entanto, a música portuguesa, executando em todos os seus concertos temas em português, demonstrando a qualidade da nossa música ligeira, dos nossos compositores e arranjadores.
A Orquestra Ligeira da SFRMS é composta por 18 elementos. Foi dirigida de outubro de 2001 a junho de 2013 pelo maestro Abílio Ramos, sendo a partir de julho de 2013 até à atualidade dirigida polo maestro Fernando Magalhães.
Público-alvo: Público em geral
Entrada Livre
Org.: Orquestra Baía – Associação Cultural e Musical
Apoio: SDUB “Os Franceses” | CMB

Horário:

16h00 - 17h30

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze