O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


EXPOSIÇÃO “HERMENEGILDO CAPELO NATURALISTA”

15 Abr 2021 a 30 Jan 2022
ExposiçõesPalmela
Cartaz hc prancheta 1  1  1 447 298

“Hermenegildo Capelo, naturalista” é a nova Exposição Temporária do Museu Municipal que vai estar patente no Espaço Cidadão, em Palmela, a partir de 15 de abril e até janeiro de 2022.

Depois da exposição «Hermenegildo Capelo “Foi aqui q eu nasci”», que esteve patente no mesmo espaço, entre fevereiro de 2020 e janeiro deste ano, o Município continua a dar a conhecer melhor esta importante figura histórica, nascida no Castelo de Palmela.

A nova mostra é dedicada à vertente científica da sua vida e obra. Tendo recebido formação na Escola Naval, Hermenegildo Capelo não pode ser intitulado de cientista na verdadeira aceção do termo. Contudo, o seu espírito de observação, a forma metódica de registar os dados e a recolha de amostras zoológicas, de botânica, minerais, rochas e fósseis que, desde cedo, praticou e remeteu para estudo, fez com que fosse reconhecido por todos como um verdadeiro naturalista. Prova disso, foi a sua eleição como sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa e como vogal da extinta Academia de Ciências de Portugal.

As observações meteorológicas foram algo a que se dedicou particularmente nas duas expedições em África e nas expedições em Portugal continental em que esteve envolvido. É também indiscutível o seu contributo, juntamente com Roberto Ivens, para o conhecimento cartográfico do sertão africano.

Assim, a mostra apresenta-nos as expedições realizadas por Hermenegildo Capelo em Portugal continental e parte das coleções trazidas das expedições em África. Em exposição, vão estar alguns objetos que testemunham estas viagens.

«Hermenegildo Capelo, naturalista» vai poder ser visitada no horário de funcionamento do Espaço Cidadão: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze