O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Exposição de fotografia de Valter Vinagre | Percebes

27 Nov 2021 a 13 Fev 2022
BarreiroExposições

De 27 de novembro de 2021 a 13 de fevereiro de 2022
Auditório Municipal Augusto Cabrita | Piso 0 – Galeria Azul
"Percebes", exposição de fotografia de Valter Vinagre


As imagens que apresento em “Percebes” realizei-as ao longo de três anos na Figueira da Foz, durante o festival Gliding Barnacles a convite de amigos que o organizam. Deambulei entre a praia e a garagem no centro da cidade, fotografando e procurando. Procurando e fotografando o seu rol de protagonistas e personagens. É nesta geografia e ambiente que situo o meu mar dentro de uma cultura que me era estranha - o Surf.
Valter Vinagre é um fotógrafo português (n.1954, Anadia) que produz imagens sobre a realidade sem se limitar a tipologias ou temas definidos. O lugar da cidade, a viagem e a paisagem podem ser motivos da sua fotografia, mas não a determinam. Submetem-se antes a uma reflexão e a um discurso sobre o real, num jogo onde se revelam e ocultam metáforas, retratos e gestos. Esta abordagem, distante do registo documental, pode ser encontrada em trabalhos como Carta do Sentir, Para, Olha, ou em Bored In Usa, Pensaram matar o bicho ficou a peçonha, Posto de trabalho e Sob o Signo da Lua, Da natureza das coisas, Animais de estimação ou, ainda, em Homem morto passou aqui e “Percebes” os seus trabalhos mais recentes.
Valter Vinagre em 2016 recebeu o Prémio Autores 2016 da Sociedade Portuguesa de Autores. Melhor Trabalho de Fotografia com a série “Posto de trabalho” e em 1999 o prémio da 6.ª Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira com a série “Corpu insanu”. Em 2015, realizou o filme Espera, apresentado com a Exposição “Posto de trabalho” no Museu da Electricidade/MAAT em Lisboa.


Público-alvo: Público em geral
Grauito, mediante lotação do espaço.
Inauguração: Dia 27 de novembro de 2021 pelas 17h00.
Organização: CMB

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze