O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

19 Mai a 05 Jun 2022
AGENDA REGIONAL | Eventos Destaques Palmela
Noticia 1 447 298

O Município de Palmela vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) com um programa dinamizado em parceria com a Associação “Brigada do Mar” e a comunidade educativa, que decorrerá entre 19 de maio e 27 de junho.

O programa arranca com a primeira ação da campanha de limpeza de resíduos abandonados, dia 19 de maio, em Cabanas, que envolverá a “Brigada do Mar” e alunas/os da EB 2,3 Hermenegildo Capelo e da Escola Secundária de Pinhal Novo. Dia 27 de maio haverá uma nova ação de limpeza de resíduos abandonados, desta vez em Palmela, com a colaboração de alunas/os da Escola Secundária de Palmela. Neste período e até 27 de junho, a “Brigada do Mar” realizará mais ações com o mesmo objetivo, cujo balanço será divulgado no encerramento da campanha.

A realização de 4 percursos interpretativos “Á descoberta das plantas da Serra do Louro” (24, 25, 26 e 27 de maio) dirigidos à comunidade educativa; uma visita à Ribeira da Marateca (31 de maio), área que integra a Reserva Natural do Estuário do Sado, para observação da avifauna, com alunas/os da Escola Secundária de Palmela e a Caminhada “Uma mão pelos trilhos” (5 de junho), aberta à população, contemplando ação de voluntariado para limpeza de espaços florestais inseridos no Parque Natural da Arrábida completam o programa que assinala o Dia Mundial do Ambiente no Concelho de Palmela.

“Uma só Terra” é o tema central das comemorações 2022, que tem como foco a vida sustentável, em harmonia com a natureza, promovendo transformações a partir de políticas públicas e das escolhas individuais, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes. Este ano completam-se 50 anos da Conferência de Estocolmo de 1972, que designou o dia 5 de junho como Dia Mundial do Ambiente, com o mesmo lema.

Programa

Dia 19 de maio – 9h00 | Cabanas (“Reta do Picanço”)
Ação de limpeza de resíduos abandonados, com a Brigada do Mar
Com a participação de alunas/os da EB 2/3 Hermenegildo Capelo (Palmela) e Escola Secundária de Pinhal Novo

Dias 24, 25, 26 e 27 de maio – 14h00 | Serra do Louro
Percurso Interpretativo “Á descoberta das plantas da Serra do Louro”
Percurso pedestre interpretativo para conhecer as espécies autóctones
Dirigido à comunidade educativa (com a participação da EB de Aires e EB 2/3 Hermenegildo Capelo)

Dia 27 de maio – 9h30 | Palmela (junto ao Complexo Desportivo Municipal e Rua de S. Brás)
Ação de limpeza de resíduos abandonados, com a Brigada do Mar
Com a participação de alunas/os do 12.º ano (Escola Secundária de Palmela)

Dia 31 de maio – 14h00 | Marateca
Visita à Ribeira da Marateca
Saída de campo à Ribeira da Marateca, com alunas/os do Curso de Turismo Ambiental e Rural (Escola Secundária de Palmela), para observação da avifauna e outros valores naturais, em zona integrada na Reserva Natural do Estuário do Sado

Dia 5 de junho – 9h00 | Moinho da Páscoa
Caminhada “Uma mão pelos trilhos”, contemplando ação de voluntariado, para limpeza de espaços florestais inseridos no Parque Natural da Arrábida.
Distância: 9 Km
Duração prevista:3h00
Público-alvo: população em geral
Informações/inscrições (gratuitas): até 3 de junho, 212336661 | GAEE@cm-palmela.pt 

 

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze