O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


DIA E NOITE DOS MUSEUS

18 Mai 2024
AGENDA REGIONAL | Eventos Destaques PalmelaPalmela

O Dia Internacional dos Museus / Noite dos Museus (18 maio) é assinalado em Palmela com uma visita e um concerto no Castelo, de participação gratuita.

“Museus, Educação e Pesquisa” é o tema definido para 2024 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus para este dia, destacando o papel fundamental dos museus como instituições educacionais dinâmicas, ao promoverem a descoberta e a compreensão cultural.

Para comemorar a data, o Município promove, às 20h00, uma Visita Encenada ao Castelo, em que as/os participantes vão ser conduzidas/os por personagens da época e, às 21h00, em parceria com o Instituto Gregoriano de Lisboa, um concerto na Igreja de Santiago. No mesmo dia, é lançado o boletim +Museu n.º 29, que apela aos valores de Abril.

Desde 2022, o Museu Municipal de Palmela, com a aprovação do seu Programa Museológico, identifica-se como um museu de território, lugar de encontro, que pretende despertar o gosto pela memória coletiva e pelo património cultural. Concretiza-o através das atividades e projetos desenvolvidos pelo Serviço Educativo mas, para além das atividades dirigidas ao público escolar, procura promover o contacto dos diferentes públicos com o património cultural do concelho. Do seu plano de atividades, consta a celebração de dias comemorativos como este, entre outros assinalados no seu programa pedagógico.

As comemorações enquadram-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade.

Programa

18 maio

20h00 | Igreja de Santa Maria (ponto de encontro)
Visita Encenada ao Castelo de Palmela
Participação gratuita (mín. 10 e máx. 25 participantes)
Inscrições até às 12h00 de 16 maio para: patrimonio.cultural@cm-palmela.pt | 212 336 640

21h00 | Igreja de Santiago, Castelo de Palmela
Concerto promovido pelo Instituto Gregoriano de Lisboa
Entrada gratuita

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze