O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Coro Gregoriano de Lisboa e Luis Madureira

29 Out 2022
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CEZIMBRA ANTÍQUA

Recriação de uma Missa Medieval, com leitura de excertos do Sermão do padre António Vieira.

  • Coro Gregoriano de Lisboa
  • Luís Madureira – Recitante
  • Direção – Armando Possante

 

O Coro Gregoriano de Lisboa apresentará um programa de homenagem a Nossa Senhora, com peças retiradas de várias liturgias ao longo do ano.

O programa do concerto centra-se na recriação da estrutura musical da Liturgia da Missa, passando por todas as peças que acompanham os principais momentos da cerimónia, nomeadamente o Introitus na entrada do celebrante e o Offertorium e Communio que acompanham as procissões dos momentos correspondentes (Ofertório e Comunhão). Cantaremos também o Graduale e o Alleluia, nos quais o coro e o solista respondem às leituras e aclamam de seguida a leitura do Evangelho.
Depois do segundo Alleluia interpretaremos a Sequentia, Stabat Mater. Esta peça, composta no século XIII e atribuída por alguns ao Papa Inocêncio III, foi retirada da liturgia no Concílio de Trento, mas reintroduzida pelo Papa Bento XIII no século XVIII, passando a fazer parte da liturgia de Nossa Senhora das Dores, sem dúvida em virtude da sua beleza e popularidade.

Juntámos a estas peças alguns dos cânticos do Ordinário (Kyrie, Sanctus e Agnus Dei), peças de estrutura muito mais simples e que se destinavam a ser cantadas pela Schola Cantorum, o coro especializado, em conjunto com toda a assembleia de fiéis.

Neste caso interpretaremos cânticos tradicionalmente atribuídos as solenidades Marianas.

No momento próprio da celebração, imediatamente depois da Sequência, o actor Luís Madureira fará a leitura do sermão de Padre António Vieira dedicado a Nossa Senhora do Ó.

Segue-se a Liturgia das Horas, mais especificamente para o Magnificat, o Cântico de Nossa Senhora, cantado diariamente no ofício de Vésperas. Escolhemos para enquadrar este cântico evangélico a antífona da festa da Purificação de Maria, que descreve a apresentação do menino Jesus a Simeão.

Concluímos o nosso concerto com a antífona Salve Regina, cantada no final da hora litúrgica de Completas e que seria o último momento do dia litúrgico, após o qual os monges se retirariam imediatamente para as celas, feita a encomendação das almas. Desejamos que todos sintam a mesma paz ao deixar o nosso concerto

Programa

In Honorem Beatae Mariae Virginis

Ad Missam

Introitus: Rorate caeli desuper
Kyrie IX
Graduale: Diffusa est gratia
Alleluia: Specie tua
Sequentia: Stabat Mater

Sermão de Nossa Senhora do Ó - Padre António Vieira

Offertorium: Ave Maria
Sanctus IX
Agnus Dei IX
Communio: Diffusa est gratia

Ad Vesperas

Antiphona ad Magnificat: Hodie beata Virgo Maria

Ad Completorum

Antiphona: Salve Regina

Coro Gregoriano de Lisboa

Dirigido por Armando Possante desde 2011 e fundado em 1989 por Maria Helena Pires de Matos, o Coro Gregoriano de Lisboa divulga o Canto Gregoriano através do seu estudo e execução, desenvolvendo para esse efeito uma intensa actividade de concertos.

Dos 25 anos de actividade destacam-se a participação em: Lisboa 94 Capital Europeia da Cultura, Jornadas de Música Antiga da Fundação C. Gulbenkian, Concertos de Páscoa na Casa da Música, digressão nacional nos 300 anos da morte do Padre António Vieira, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, organização do Festival Internacional de Canto Gregoriano de Tomar, participação nas no filme Quem és tu de João Botelho, estreia nacional da obra de Messiaen“Et exspecto resurrectionem mortuorum, com a OML sob direcção de Michael Zilm e comemoração dos 20 anos da Temporada de Música em São Roque.

Apresentou-se em vários países, como: Japão, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, Itália e Marrocos.

Para além da participação em vários programas de televisão e rádio, com destaque para o programa Percursos da Música Portuguesa da RTP, o Coro Gregoriano editou cinco trabalhos discográficos: Missa pela Chuva, editada pela EPAL e pela DECCA: Liturgia de Santo António, que recebeu o CHOC do Le Monde de la Musique, Missa pela Paz – contemplado com o Diapason d’Or da revista Diapason, Liturgias de Santos Europeus do Primeiro Milénio e os Apóstolos, nomeado para o Prémio Autores de melhor trabalho de música erudita.

Luís Madureira – Recitante

Nasceu em Tomar em 1955. Diplomado com o Curso Superior de Canto de Concerto pelo Conservatório Nacional na classe da Professora Joana Silva, continuou os seus estudos em Londres com o professor Peter Harrison, como bolseiro da secretaria de Estado da Cultura.
É licenciado em Música/Variante Canto, pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).
É detentor do Título de Especialista em Música pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).
Divide a sua actividade entre o ensino, o canto, o teatro e o cinema.
Professor da ESML de 1988 a 2020, é actualmente professor jubilado da ESML/IPL.
É frequentemente convidado a colaborar como professor de interpretação, técnica vocal e elocução. O seu repertório abrange música barroca, Lied e mélodie, bem como um grande número de compositores dos séculos XX e XXI.
Depois da sua passagem pelo Coro Gulbenkian, onde foi dirigido como solista pelos Maestros Jorge Matta, Fernando Eldoro, Michel Corboz, Michel Tabachnik e Claudio Scimone, apresentou-se regularmente em recital acompanhado por alguns dos mais conhecidos pianistas portugueses, nomeadamente Olga Prats, Jorge Moyano, João Paulo Santos e Nuno Vieira de Almeida, em Portugal, França, Alemanha, Suíça, Inglaterra, EUA, Brasil e Moçambique.
A sua esporádica participação como cantor nas produções do Teatro Nacional de São Carlos foi sempre sublinhada muito favoravelmente pela crítica especializada.
O seu interesse pelo teatro levou-o a participar como cantor/actor em espectáculos encenados por Nuno Carinhas, Carlos Quevedo, Ana Támen, Filipe La Féria, Luís Miguel Cintra, Giorgio Barberio Corsetti, Ricardo Pais e Cornelia Geiser e, sob a direcção de Bento Pinto da França, em produções para a televisão.
No cinema foi dirigido por Monique Rutler, Joel Farga, Manoel de Oliveira e Ruy Guerra.
Foi consultor artístico do Estúdio de Ópera da Casa da Música (2001).
Foi programador da área de música de FARO, Capital Nacional da Cultura 2005.
Desenvolve um trabalho continuado com o pianista Jeff Cohen.
Em novembro de 2022, será Alessandro Scarlatti na nova produção de Blimunda, ópera de Anzio Corghi e José Saramago, no Teatro Nacional de S. Carlos.

Armando Possante, direção

Fez os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola Superior de Música de Lisboa, onde concluiu os Cursos Superiores de Direcção Coral, com o Professor Christopher Bochmann, Canto Gregoriano, com a professora Maria Helena Pires de Matos, e Canto, com o professor Luís Madureira. Foi-lhe atribuído o Título de Especialista em Canto pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Estudou Canto em Viena com a professora Hilde Zadek e frequentou masterclasses de canto com os professores Christianne Eda-Pierre, Christoph Prégardien, Siegfried Jerusalem e Jill Feldman. Aperfeiçoou os seus estudos de Canto Gregoriano em Itália com os professores Nino Albarosa, Johannes Göschl, Alberto Turco e Luigi Agustoni.

É professor de Canto e Canto Gregoriano na Escola Superior de Música de Lisboa. Orientou vários workshops e masterclasses em Portugal e também no Canadá, Inglaterra, Singapura e Espanha.

É director musical e solista do Grupo Vocal Olisipo e do Coro Gregoriano de Lisboa tendo-se apresentado em concertos em países ao redor do mundo. Gravou mais de duas dezenas de discos com grande reconhecimento crítico, distinguidos com o Choc du Monde de la Musique, o Diapason d’Or e uma nomeação para os prémios da SPA, entre outros prémios.

Conquistou vários prémios, destacando-se o 3º prémio no Concurso Luisa Todi e o 1º prémio no 7º Concurso de Interpretação do Estoril e, com o GVO, quatro primeiros prémios e prémios de interpretação em concursos internacionais.

Apresenta-se regularmente como solista em recital, oratória e ópera, tendo colaborado com as principais orquestras e maestros do país.

Equipamento:
Igreja de Nossa Sra. da Consolação do Castelo
Horário:

Sábado, às 16h

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