O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Ciclo de Filmes [Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril]

22 Mar a 10 Mai 2024
AGENDA REGIONAL | 25 de AbrilCinemaMontijo

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Ciclo de Filmes (Março a Maio)

História e Memória: revisitar um tempo que já lá vai

A Câmara Municipal do Montijo compilou um conjunto de filmes que constituem a revisitação de momentos marcantes da nossa história contemporânea, nomeadamente a Ditadura/Estado Novo (1926 / 1933-1974) e a primeira parte da “Revolução” (25 de Abril e 1º Maio de 1974) através da arte cinematográfica, tanto em ficção como documentário, recorrendo à literatura, à biografia e ao jornalismo.

 

Local: Ermida de Sto. António | Quinta do Pátio d’Água (Avenida dos Pescadores 78 Montijo)

Entrada Gratuita

 

Ciclo de Filmes

Operacao Outono

22 mar. (sex) |21H30 

M/12 | 2012 | Color. 92 min. "Operação Outono" de Bruno de Almeida      

 

Operação Outono é um thriller político sobre a operação que levou ao assassinato de Humberto Delgado pela PIDE em Fevereiro de 1965, em Villanueva del Fresno. O filme inspira-se em factos verídicos, alguns dos quais foram recentemente descobertos por Frederico Delgeado Rosa, biógrafo e neto do General Humberto Delgado, e no seu livro Humberto Delgado, biografia do General Sem Medo. A ação decore entre Portugal, Espanha, Algéria, Marrocos, França e Itália, no período entre 1964 e 1981, desde a preparação da operação levada a cabo pela PIDE, e que tinham por nome de código: Operação Outono, até ao caso do Tribunal, já depois do 25 de Abril.

Elenco: John Ventimiglia, Marcello Urgeghe, Renata Batista, João d'Ávila, Nuno Lopes, Carlos Santos, Pedro Efe

Distribuição: Leopardo Filmes

 

Cartas da Guerra

05 abr. (sex.) 21H30

M/14 | 206 |P&B. 106 min.

"Cartas de Guerra"

de Ivo Ferreira

1971. António vê a sua vida brutalmente interrompida quando é incorporado no exército português, para servir como médico numa das piores zonas da guerra colonial - o Leste de Angola. Longe de tudo o que ama, escreve cartas à mulher à medida que se afunda num cenário de crescente violência. Enquanto percorre diversos aquartelamentos, apaixona-se por África e amadurece politicamente. A seu lado, uma geração desespera pelo regresso. Na incerteza dos acontecimentos de guerra, apenas as cartas o podem fazer sobreviver.

Elenco: Miguel Nunes, Margarida Vila-Nova, Ricardo Pereira, João Pedro Vaz, Isac Graça, Orlando Sérgio, Miguel Raposo, Maria João Abreu

Distribuição: O Som e a Fúria.

 

 

Salgueiro Maia O Implicado

24 abr. (qua.) 21H30

M/14 | 206 |P&B. 106 min.

"O Implicado"

de Sérgio Graciano

O primeiro retrato, a projetar no grande ecrã, daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974. É uma história de ficção baseada em factos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas e emoções reais de quem acompanhou o capitão ao longo de toda a vida.

Um filme que revela o outro lado de uma personagem mítica e que presta homenagem ao homem, ao estudante, ao pai, ao amigo e ao ímpar militar de Abril.

As pequenas revelações que permitem perceber melhor de onde vinha a moderação, a valentia, a educação e a firmeza com que sempre se apresentou publicamente, e que foram a chave para que a Revolução dos Cravos tenha sido como foi.

Elenco: Tomás Alves, Frederico Barata, Filipa Areosa, José Condessa, Rodrigo Tomás, Catarina Wallenstein.

Distribuição: Cinemundo

 

 

Capa_de_DVD_do_filme__As_Armas_e_o_Povo_

3 mai. (sex.) |21H30

Documentário

M/6 |1975 | Color. e P&B | 81 min

"As Armas e o Povo"

Realização Coletiva

Filme coletivo realizado e produzido pelo Coletivo de Trabalhadores da Atividade Cinematográfica, por iniciativa do Sindicato Nacional de Profissionais de Cinema que retrata o período vivido entre o dia 25 de Abril de 1974, data em que se dá a revolução portuguesa e o 1.º de Maio (Dia do Trabalhador) desse ano.

As filmagens ficam a cargo de vários realizadores portugueses aos quais se junta o realizador brasileiro Glauber Rocha que se encontrava exilado na altura.

Dividem-se em 10 equipas e saem para a rua, onde acompanham os acontecimentos do primeiro 1 de Maio (Dia do Trabalhador) Pós-Revolução. A estas filmagens juntam imagens captadas a partir do 25 de Abril.

Equipa de realização: Acácio de Almeida , José de Sá Caetano , José Fonseca e Costa , Eduardo Geada , António Escudeiro , Fernando Lopes , António de Macedo , Moedas Miguel , Glauber Rocha , Elso Roque , Alberto Seixas Santos , Artur Semedo , Fernando Matos Silva , João Matos Silva , Manuel Costa e Silva , Luís Galvão Teles , António da Cunha Telles , António-Pedro Vasconcelos

Distribuição: Instituto Português do Cinema (IPC)

 

 

nous ouvrieres de la sogantal_1

10 mai. sex. | 21H30

Documentário

M/6 2008 | Color. e P&B | 58 min

"Nous, ouvrières"

de la Sogantal

de Nadejda Tilhou

Agosto de 1974, nos arredores de Lisboa, uma pequena fábrica de roupa: a Sogantal. Quarenta e oito mulheres com idades entre os 14 e os 25 anos, laborando em alta velocidade, trabalhavam nove horas por dia para fabricar fatos de treino para exportação.

Depois do 25 de Abril, as trabalhadoras exigiram e os proprietários franceses acabaram por abandonar o local: o salário mínimo acabava de ser imposto em Portugal.

Desde então, os trabalhadores ocuparam o local e venderam os agasalhos para pagar o próprio salário.

Distribuição: Alter Ego Production

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze