O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


BÊNÇÃO DAS FOGAÇAS

15 Jan 2022
Artes e OfíciosPalmela

A tradição da Cerimónia da Bênção da Fogaça de Palmela volta a cumprir-se a 15 de janeiro, Dia de Santo Amaro, às 18h00, na Igreja de São Pedro.
A iniciativa é organizada pela Confraria Gastronómica de Palmela e pela Paróquia de Palmela, com o apoio da Junta de Freguesia de Palmela e do Município, como forma de manter viva esta tradição, segundo a qual a população confecionava este biscoito, no dia 15, para oferecer a Santo Amaro, como forma de pagamento das suas promessas.

O Município de Palmela, no quadro do desenvolvimento turístico-cultural e da valorização dos seus recursos endógenos, apoia e divulga a tradicional Cerimónia da Bênção da Fogaça, que contribui para perpetuar a memória da história local e das raízes da comunidade.

Amaro, ou Mauro, como também é conhecido, nasceu em Úmbria, Itália, no século VI. Ainda em criança, foi entregue pelos seus nobres pais romanos a um mosteiro, dirigido por São Bento, para que fosse formado na vida monástica. A pedido de São Bento, Santo Amaro viajou para França, para estabelecer a Regra de São Bento neste país. Foi assim que Santo Amaro abriu o primeiro mosteiro Beneditino, a Abadia de Glanfeuil, perto de Angers, França. É um santo invocado contra várias doenças, em especial, para curar gripes, rouquidão, dores de cabeça, enxaquecas, artrose e artrite.

Em Portugal, é celebrado em locais como Palmela, Esposende, Vieira do Minho, Pombal, Vila do Conde, Estarreja, Madeira, Açores, entre outros.

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze