O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


BACH & MARTINŮ | Solistas da Metropolitana

21 Mai 2023
MontijoMúsica

 

Dom. // 16h30

Música // M/6 // 5€ // Duração 60’

J. S. Bach Sonata em Trio d'A Oferenda Musical

B. Martinů Promenades

J. S. Bach Concerto Brandeburguês N.º 5

 

Os Solistas da Metropolitana trazem-nos, desta vez, um programa «tipo sandwich», maioritariamente preenchido por música do grande mestre do período barroco, Johann Sebastian Bach, mas com uma peça surpreendente pelo meio, com assinatura de Bohuslav Martinů, um compositor checo que, no início da Segunda Guerra Mundial, vivia na cidade de Paris. Foi em 1939 que Martinů compôs estas Promenades, quatro divagações breves por sonoridades que lembram o século XVIII. Está, por isso, escrita para três instrumentos muito escutados na música barroca: a flauta, o violino e o cravo. É, precisamente, o cravo que marca o compasso nas duas obras de Bach.

De um lado, a Sonata sopr'il Soggetto Reale, parte integrante da célebre oferenda com que o músico brindou o Rei da Prússia Frederico O Grande dois meses depois de o visitar no Palácio Sanssouci, em 1747. Do segundo lado, o Concerto Brandeburguês N.º 5, o mais inovador dos seis concertos incluídos numa outra oferenda que havia sido feita também a uma personalidade ilustre, o Marquês de Brandeburgo, em 1721. Muitos consideram tratar-se aqui do primeiro concerto para Cravo e Orquestra existente. O primeiro andamento, invulgarmente longo, tem quase dez minutos de duração e explora exaustivamente as características técnicas e tímbricas deste instrumento.

Janete Santos (flauta), Ana Pereira, Joana Dias (violinos), Joana Cipriano (viola), Catarina Gonçalves (violoncelo), Vladimir Kouznetsov (contrabaixo), Fernando Miguel Jalôto (cravo)

 

Informações/ Bilheteira CTJA

tel.: 212 327 882 // terça a sexta 15h00 às 19h00

E-mail: ctjabilheteira@mun-montijo.pt 

Horário:

16h30

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze