O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


A Sagração do Advento

03 Dez 2022
MúsicaSesimbra

Ana Paula Russo e Ariana Russo, sopranos
Pedro Vieira de Almeida, piano

"A escolha de um programa com base em música para o tempo do Advento para Canto e Piano tem a ver com a oportunidade de trazer a público peças talvez menos escutadas e, algumas delas, sobretudo, muito específicas desta época do ano, o Natal.

Trazemos peças de grande beleza, ligadas à música Sacra e à canção de salão do séc. XIX – com a curiosidade de trazermos um dueto de Haendel na transcrição para piano de J. Brahms.

A variedade, a riqueza rítmica e melódica, a inspiração e o cuidado harmónico dão a estas obras aqui apresentadas uma dimensão que, esperamos, seja sedutora e veicule sensibilidade poética. O facto de podermos escutar peças para duas vozes iguais, com grande carga genética, tem também algo de apelativo e original."

 

Programa

Felix Mendelsohn

Ich Harrete des Herrn (sinfonia Lobgasang, op. 52)

Jerusalem (Paulus)

O Könnte Ich Fliegen (Cantata Hör Mein Bitten)

Denn in Seiner Hand (Salmo 95, op 46)


C. Gounod, O Divine Redeemer

Gabriel Fauré, Pie Jesu (Requiem)

Joaquin Rodrigo, Coplillas de Belen

C. Debussy, Nuit d’étoiles

Anónimo do séc XVI, Good King Wenceslas

Sherri Porterfield, In the Bleak Midwinter

Jay Althouse, Away in a Manger

Jay Althouse, Silent Night

Handel (transcrição de Brahms), Quel Fior Che All’alba Ride

 

ANA PAULA RUSSO

Nasceu em Beja. Tem o mestrado em Canto pela ESML, estudou em Salzburg e Luzern, e conta com uma longa carreira como solista em Portugal e no estrangeiro, tendo atuado em inúmeros concertos de Lied, ópera e oratória.

Foi laureada em diversos concursos de Canto, tanto nacionais como internacionais.

Gravou programas para a rádio e televisão, assim como CD de música erudita.

Como cantora convidada, e protagonista, tem atuado regularmente num elevado número de produções cénicas do Teatro Nacional de S. Carlos de outras instituições relevantes em

Portugal (Expo 98, Gulbenkian, CPO, ONP, etc.) e no estrangeiro (Festival de Macau, Teatro Real de Madrid, Lincoln Center de New York).

Em abril de 1998 integrou o elenco que fez a estreia mundial da ópera Os Dias Levantados, de A. Pinho Vargas, gravada posteriormente para a EMI.

Em 2004, no décimo aniversário da morte do compositor, interpretou o soprano solista do Requiem de Lopes-Graça, versão editada em CD (2006).

Em 2005, com Carlos Gutkin, lançou o CD Melodia Sentimental, um percurso musical ibero-americano, com grande êxito em concertos em Portugal e Espanha.

Em 2008, integrou o elenco da estreia mundial da ópera Evil Machines da autoria de Terry Jones (Monthy Python), com música de Luís Tinoco.

Em 2009, gravou um CD de árias de ópera cantadas por Luísa Todi e outro com a Missa Grande, de Marcos Portugal. Em 2011, gravou para CD/DVD a estreia mundial da ópera A Rainha Louca, de A. Delgado. Acaba de lançar o CD Homenagem a Artur Santos.

É professora de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Academia de Música de Almada.

 

ARIANA MOUTINHO RUSSO

Ariana Russo completou o curso de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional e terminou a sua licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa. Frequentou a Escola Superior de Música de Karlsruhe, onde estudou com Donald Litaker.

É Mestre em Ensino da Música (Variante Canto) e professora na Academia de Música de Almada.

Em março de 2011 obteve o 1.º prémio de nível Superior e o Prémio especial de interpretação de música Portuguesa no Concurso Nacional de Canto dos Conservatórios e, em 2013, o 3.º Prémio de nível Superior de Canto no Concurso Internacional do Fundão.

Desde 2008 que canta no Coro Gulbenkian. Colabora regularmente com o Officium Ensemble, Ensemble MPMP e Ensemble São Tomás de Aquino.

Já atuou em diversas oratórias e ópera tais como Sacred Concert de Duke Ellington, Oratorio de Noel de C. Saint-Saëns, Dido e Aeneas de Purcell (como 2nd Woman e coro), L'enfant et les sortilèges de Ravel (como Fogo), Il sogno dello Zingano de Miró (como Fillide), Il Mondo della Luna de Avondano (como Lisetta), Il Barbière di Siviglia de Rossini (como Berta) e Le dialogue des Carmèlites de F. Poulenc. Em 2017 interpretou Maria em West Side Story de Bernstein, com a Banda de B. V. de Torres Vedras.

 

PEDRO VIEIRA DE ALMEIDA

Natural de Coimbra (1979), inicia o estudo de piano aos 6 anos de idade. Conclui a licenciatura em piano em 2002. Em 2004, iniciou a frequência do Mestrado em Artes Musicais - Música de Câmara - entre a Universidade Nova de Lisboa e a Escola Superior de Música de Lisboa - que concluiu com nota máxima por unanimidade do Júri.

No ano de 2008/09 fez a profissionalização em serviço na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 1995 e 2002 obteve prémios, respetivamente no Concurso de Piano da Juventude Musical Portuguesa e no Concurso de Música de Câmara do Prémio Jovens Músicos. Artisticamente, tem tido uma atividade musical intensa.

Destacam-se muitos concertos um pouco por todo o país bem como a participação nas seis edições do Festival Internacional de Saxofone de Palmela (FISP), com Direção Artística de João Pedro Silva e Concurso Internacional de Música Cidade de Almada (CIMCA), onde acompanha ao piano o Concurso de Canto e respetivos concertos. Trabalhou para teatro, cinema e televisão. É professor na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na Academia de Música de Almada.

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian de 1994 a 1997. Participou na gravação de três CD com João Pedro Silva.

 

 

Horário:

Sábado, 16h

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze