O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


34.º Encontro do Seminário Nacional da História da Matemática

03 e 04 Dez 2021
AGENDA REGIONAL | Eventos Destaques Santiago do CacémFestas/Feiras/RomariasSantiago do Cacém
Cartaz encontro historia da matematica 2 404x202 1 447 298
O Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) foi fundado em janeiro de 1988, no seguimento das comemorações do bicentenário do falecimento do distinto matemático português José Anastácio da Cunha (1744-1787), as quais se realizaram em vários pontos do País, nomeadamente em Coimbra, Évora e Lisboa. Conscientes de importantíssimas lacunas no que dizia respeito à divulgação e investigação em História da Matemática no nosso País, e muito em especial no que dizia respeito à Matemática Portuguesa, membros das Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto e Minho decidiram criar uma estrutura adaptada às circunstâncias que promovesse a elaboração de uma rede nacional de contactos entre os interessados e investigadores em História da Matemática, e simultaneamente promovesse a colaboração e intervenção em temas nessa área. Não foi esquecida a importante necessidade de integração na comunidade internacional dos historiadores da Matemática, evidenciada pela presença em todos os Encontros Nacionais de investigadores de outros países. O SNHM acha igualmente de grande importância a investigação em história do Ensino da Matemática, e tem incluído este tema nos seus Encontros. Desde meados dos anos 90 o Seminário passou a constituir uma secção autónoma da  Sociedade Portuguesa de Matemática .

Os Encontros do Seminário têm-se processado regularmente, com uma média de um Encontro por ano, desde 1988 até a esta data foram realizados 33 Encontros. O Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática publica um suplemento com os resumos alargados das palestras de cada Encontro, possibilitando assim a um público mais vasto o acesso aos temas que foram abordados nestas reuniões.

Em resultado da aproximação entre investigadores portugueses e brasileiros em História da Matemática foram iniciados em 1993, em Coimbra os Encontros Luso Brasileiros de História da Matemática, que têm tido lugar, de forma regular, alternadamente em Portugal e no Brasil. Em outubro de 2022 realizar-se -à em Setúbal o 9º Encontro Luso Brasileiro de História da Matemática. Estes Encontros têm tido sempre muita participação, geralmente com mais de 100 inscrições. Todos os Encontros, com a excepção do 3.º, têm as suas Atas publicadas. As Atas do 8.º Encontro, que teve lugar no Brasil, na Foz do Iguaçu, em 2018, serão publicadas até ao fim deste ano.

Também os historiadores da matemática portugueses e espanhóis decidiram passar a interagir de forma mais regular, e deste modo se definiram os Encontros Ibéricos de História da Matemática, alternadamente a realizar de três em três anos em Espanha e em Portugal. O primeiro teve lugar em Santiago de Compostela em 2013, o quarto está previsto para julho de 2022 em Leiria.O levantamento dos Encontros Nacionais do Seminário Nacional de História da Matemática, com indicação dos convidados não portugueses, bem como a listagem dos Encontros Luso Brasileiros e dos Encontros Ibéricos de História da Matemática pode ser consultado no site da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Página do encontro: https://snhm34.wixsite.com/snhm34 [1]

 

[1] https://snhm34.wixsite.com/snhm34
Horário:
9:00 am - 6:30 pm

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze