O GUIA FORA DE PORTAS

DA REGIÃO DE SETÚBAL


Comemorações Bocageanas 2021 - Dia de Bocage e da Cidade

10 a 19 Setembro 2021
AGENDA REGIONAL | Destaque GrandeCinemaDançaExposiçõesInfantilLiteraturaMúsicaSetúbal
Comemoracoesbocageanas2021 v2 1 600 298

Comemorações Bocagianas | Programa atualizado

O programa das Comemorações Bocagianas, que assinala o Dia de Bocage e da Cidade, em Setúbal, decorre até 30 de setembro com um conjunto de eventos, alguns dos quais alterados devido a razões externas.

No dia 15 de Setembro, feriado municipal, Dia de Bocage e da Cidade, defronte aos Paços do Concelho, a partir das 09h00, decorre a cerimónia do hastear da bandeira e a cerimónia de deposição de flores na estátua do poeta sadino.

De seguida, nas arcadas dos Paços do Concelho, o Coro Afina Setúbal interpreta o Hino do Concelho.

Às 10h00 tem início no Fórum Municipal Luísa Todi a sessão solene das comemorações, que inclui homenagem aos trabalhadores municipais aposentados. A sessão estava inicialmente prevista para a Praça de Bocage, mas foi relocalizada devido à previsão de condições meteorológicas adversas.

O programa específico para o feriado municipal inclui a homenagem ao professor José Fernando Gonçalves, dinamizador do turismo de Setúbal e falecido em janeiro.

A homenagem está reservada para as 12h00, no EcoParque do Outão, que passa a receber o seu nome.

Os Paços do Concelho estão abertos a visitas da população a partir das 15h00, momentos que são acompanhados pela leitura de poemas de elementos da Casa da Poesia de Setúbal.

Também a Casa Bocage, edifício a que se atribui o local de nascimento do poeta setubalense, em 1765, está de portas abertas, entre as 15h00 e as 19h00, para visitas à exposição “Bocage Polémico. Discutido. Genial” e para a performance “Antes do início de todas as possibilidades”, dinamizada por Mónica Garcia, no pátio.

O 15 de Setembro inclui ainda inaugurações de algumas novas instalações. O Polo Social e Cultural da Freguesia do Sado abre à população às 16h00, enquanto o novo e moderno espaço do Arquivo Municipal de Setúbal é inaugurado às 17h30.

Segue-se, às 19h00, a inauguração das obras de requalificação do Estádio do Bonfim promovidas pelo município, incluindo novas lojas.

Entre as atividades culturais previstas para o dia 15, regista-se, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o lançamento do livro “Vidro Desabitado”, de Joaquim Fernando Fitas, obra vencedora do XXI Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, evento organizado pela LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e de Azeitão e que conta com o apoio da Câmara Municipal.

O historiador Diogo Ferreira conduz, às 21h00, na Casa do Largo, uma aula aberta subordinada ao tema “A Greve Geral Revolucionária de 18 de janeiro de 1934 à beira Sado: O descuido estratégico e a ausência da Barcelona portuguesa”.

As entradas, gratuitas, necessitam de reserva para o endereço dijuve@mun-setubal.pt ou através do telefone 265 421 081.

A fechar o dia 15, Deolinda de Jesus apresenta, às 21h30, na Casa da Baía, o novo álbum de fado, numa iniciativa que conta com Alfredo Santos e Marcelo Costa como convidados.

As entradas para o evento, gratuitas, devem ser reservadas pelo endereço de correio eletrónico ditur@mun-setubal.pt.

Comemorações Bocagianas 2021 | Programa até 30 de setembro

No dia 14, véspera do feriado, é apresentado o livro “Caminhos com História – Memórias dos bairros dos Pescadores e do Grito do Povo”.

A obra, com apresentação agendada para as 18h30, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, foi escrita a partir das histórias de vida no âmbito do trabalho desenvolvido pelo município em parceria com os moradores durante as Oficinas Colaborativas, integradas no projeto PRIA – Percursos em Rede para a Inclusão Ativa.

Ainda a 14, a partir das 20h00, na Casa da Baía, realiza-se “À mesa com Bocage”, jantar durante o qual são recriados pratos da época do poeta setubalense. As reservas devem ser feitas junto da Casa da Baía, pelo telefone 265 545 010 ou endereço gape@mun-setubal.pt.

Para 14 de setembro estava igualmente prevista a atuação de Omiri, às 21h30, em frente ao Convento de Jesus, mas o concerto foi adiado, com data a anunciar brevemente, devido à previsão de chuva intensa para essa noite.

A 16, a programação é dedicada aos mais pequenos com a oficina “Era uma vez… Um filme… Um Poeta”, a decorrer em duas sessões, às 10h00 e às 11h00, no Espaço 50 Cuts.

As inscrições para a atividade, dirigida aos alunos das escolas de 1.º ciclo do ensino básico, devem ser feitas até 10 de setembro pelo correio eletrónico 50cuts.cinema@gmail.com ou contacto telefónico 965 227 118.

No dia 17, há “Bocage à Solta”, na Casa da Baía, a partir das 21h00, com a exibição de uma curta-metragem, declamação de poesia e um momento musical, com a participação do PICA – Projeto de Intervenção Cultura e Artes.

A iniciativa, dinamizada pela 50 Cuts, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, União das Freguesias de Setúbal, PICA e Math is Good Studios, é de entrada gratuita. É necessária reserva pelo telefone 965 227 118 ou endereço 50cuts.cinema@gmail.com.

O programa de dia 17 termina com um concerto dos The Twist Connection, a partir das 21h30, defronte da Casa da Cultura, com entrada gratuita, após reserva pelo 265 236 168 ou rececao.casacultura@mun-setubal.pt.

A 18, às 16h30, o Auditório José Afonso acolhe o 17.º Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal, organizado pela Câmara Municipal em parceria com a Sociedade Musical Capricho Setubalense.

À noite, a partir das 20h30, Eugénio da Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, partilha histórias e percursos de vida numa iniciativa do ciclo A Casa da Poesia Convida, a decorrer no Forte de Albarquel.

A música está em destaque às 21h30, com os Plástica, em mais um concerto a decorrer defronte da Casa da Cultura, com reservas, gratuitas, pelo telefone 265 236 168 ou pelo endereço rececao.casacultura@mun-setubal.pt.

Ao longo do dia 18, entre as 09h00 e as 20h00, defronte da Casa do Turismo, junto da Praça de Bocage, realiza-se a Mostra de Saberes e Sabores.

O evento, inicialmente previsto para o dia 15 e adiado devido à previsão de condições meteorológicas adversas, reúne a participação de produtores e artesãos locais que são a conhecer o que de melhor se produz na região.

O encontro “Conversas com Realizadoras”, dia 19, às 18h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, recebe a atriz São José Correia, que fala sobre a carreira que tem desenvolvido enquanto realizadora.

A sessão, de entrada livre, inclui a exibição de filmes da autoria da convidada.

Também no dia 19, às 21h30, no coreto da Avenida Luísa Todi, Noiserv atua para o público presente, num concerto que integra o projeto “Uma volta a Portugal em 8 coretos”.

A entrada para o espetáculo é gratuita, mas requer a realização de reserva através do endereço de correio eletrónico rececao.casacultura@mun-setubal.pt.

O programa das Comemorações Bocagianas de 2021 termina com um concerto de Bonga no dia 30 de setembro, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O espetáculo esteve inicialmente previsto para o dia 11, mas foi reagendado em respeito pelo período de luto nacional decretado pela morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio.

Para o último evento cultural das comemorações, Bonga traz a Setúbal a essência da música angolana, acompanhado em palco por Joana Calunga, bailarina, Betinho Feijó, guitarra e direção musical, Ciro Bertini, acordeão, Hernâni Lagross, baixo, e Estêvão Gipson, bateria.

Os bilhetes para o espetáculo, com um custo de 15 euros, podem ser adquiridos na bilheteira do fórum e em www.bol.pt.

AMRS © 2019 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: SPD   wiremaze