Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

“Adote uma Saloia”: faça já a sua adesão!

Banner ovelhasaloia 1 1024 2500 1 1024 2500
2020/12/10

O “Adote uma Saloia” foi apresentado no dia 5 de dezembro, no Mercado da Aldeia, em Quinta do Anjo, iniciativa que contou com a presença de algumas das Ovelhas que podem ser apadrinhadas pelas empresas no âmbito deste projeto.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Palmela, a Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e a ARCOLSA - Associação Regional de Criadores de Ovinos da Serra da Arrábida desafiam as empresas e a população a ajudar a preservar a Ovelha Saloia, que foi, durante muito tempo, a ovelha leiteira presente nos campos da região, responsável pela produção de leite de qualidade, que levou à certificação do Queijo de Azeitão. No entanto, há alguns anos, começou a ser trocada por raças de outros países, com produções leiteiras superiores, em resposta à crescente procura de leite na Península de Setúbal.

Face ao desaparecimento da Saloia dos rebanhos, o Município, a Junta de Freguesia e a ARCOLSA criaram um projeto de preservação: um pequeno rebanho, com cerca de 20 animais, que já faz parte do espólio do Museu do Ovelheiro, em Quinta do Anjo, proporcionando às/aos visitantes o contacto com os animais e demonstrações de tosquia e ordenha. Mas para que este projeto seja sustentável, é importante a colaboração de toda a comunidade!

Se tem uma empresa, adira ao “Adote uma Saloia”, apadrinhando uma Ovelha deste rebanho à sua escolha. Assim, de uma forma original e socialmente responsável, está a contribuir para a preservação desta raça, ao mesmo tempo que consegue uma maior visibilidade para a sua marca e benefícios na utilização dos espaços do Museu.

Se é particular e identifica-se com este projeto, também pode participar, fazendo parte do Clube da Saloia, um grupo informal de cidadãs/ãos, e disponibilizando, voluntariamente, um pouco do seu tempo a esta causa. Pode, por exemplo, ajudar na manutenção do ovil e alimentação das Ovelhas ou na divulgação das atividades do Museu.

Faça já a sua adesão!

Saiba mais: 

Normas do projeto

Dossier Temático

Apresentação de dia 5 de dezembro

 

Adote uma Saloia:

Bilhete de Identidade das Ovelhas Saloias

Formulário de adoção

Clube da Saloia

Adote uma Saloia!
Adote uma Saloia!
Adote uma Saloia!

Município de Palmela © 2015 | Todos os direitos reservados